Artigo:

A modernidade nos retardará

Henri Novion

[De olho na COP]

COP-8 não passou de um castelo de cartas marcadas

A 8ª COP (Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica) termina como começou: negociações travadas por questões econômicas, decisões ameaçadas pelo lobby dos transgênicos e o governo brasileiro pintando pequenos avanços como grandes conquistas.

04/04/2006 às 03:16:06

Representantes da sociedade civil expõem frustração com a COP-8

Enquanto aguardavam o início da plenária final da 8a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, que se encerrou na sexta-feira, 31 de março, participantes foram convidados a fazer uma breve avaliação do evento, apresentado como o mais importante realizado no país desde a Rio-92. As opiniões, em sua maioria feitas em tom de desabafo, apontam que, com exceção da moratória às tecnologias Terminator, não houve avanço sobre os principais temas discutidos. Leia a seguir alguns trechos dos depoimentos.

03/04/2006 às 02:26:16

“É preciso quebrar o espelho da COPTRIX”

A frase de Fernanda Kaingang resume o estado de espírito dos indígenas que participaram dos debates sobre tecnociência e conhecimentos tradicionais, no segundo dia da COPTRIX, em Curitiba (PR), revelando o jogo de cena e a exclusão a que estão sujeitos na dinâmica da COP8.

31/03/2006 às 12:47:19

Mais...

[Da superfície às profundezas da COPTRIX]

Notícias, Artigos e Entrevistas