25 de maio de 2017  

Índios


Índios do Xingu discutem em conferência suas expectativas em relação à educação
[09/06/2009 17:49]


Depois das conferências locais sobre os rumos da educação indígena, começa no Posto Pavuru, no Parque Indígena do Xingu (PIX), a Conferência Regional da qual sairão propostas a serem levadas à Conferência Nacional em setembro. Delegados representando 12 dos 15 povos que habitam o PIX representam professores, alunos, pais de alunos e lideranças.


Desde abril, com apoio e acompanhamento do ISA, Funai e representantes indígenas do Xingu no Conselho Estadual de Educação, todas as comunidades do Parque Indígena do Xingu (MT) se reuniram nas suas aldeias em conferências locais, para discutir a situação atual e suas expectativas sobre os processos de educação. As conferências locais partiram de três perguntas orientadoras, propostas pela comissão organizadora da Conferência Nacional: Por que queremos a escola? O que já conquistamos? O que fazer para avançar na educação que queremos?

As comunidades deixaram claro suas expectativas de melhoria na qualidade da educação. Solicitaram maior participação da Funai e Seduc- MT e fizeram propostas inovadoras como a possibilidade de maior envolvimento de anciões das aldeias, detentores de importantes conhecimentos, nas escolas.

Agora, com a presença do MEC, Funai, Seduc-MT, universidades e ONGs que atuam na região e em educação indígena, teve início neste domingo (7/6) a Conferência Regional de Educação reunindo todos os povos do Parque do Xingu, no Posto Indígena Pavuru, Médio Xingu. Estão presentes delegados de 12 dos 15 povos que habitam o Xingu, representando professores, alunos, pais de alunos e lideranças.

Com metodologia definida pelo MEC, o encontro terá quatro dias de duração, com discussões a partir de cinco eixos temáticos: Políticas, Gestão e Financiamento da Educação Escolar Indígena; Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia dos Povos Indígenas; Práticas Pedagógicas Indígenas; Participação e Controle Social; e Diretrizes para a Educação Escolar Indígena.

Em todo o Brasil serão 18 conferências regionais. A do Xingu é a única que se realiza em área indígena. A partir das conferências serão elaboradas as propostas para a I Conferencia Nacional de Educação, que acontecerá em Brasília, de 21 a 24 de setembro deste ano. A Conferência Regional vai se encerrar na próxima quinta-feira, 11/6.

 

ISA, Instituto Socioambiental.