26 de março de 2017  

Índios


Conselho Distrital de Saúde Yanomami e Ye'kuana repudia indicações vinculadas à Funasa
[27/05/2011 11:02]


Os conselheiros Yanomami e Ye'kuana encaminharam carta à Secretaria Especial de Saúde Indígena para informar que qualquer nomeação de cargo que não passe por uma consulta às comunidades Yanomami e Ye’kuana não será aceita. Explicitam no texto que não querem que pessoas indicadas por coordenadores da antiga Funasa e acusadas de corrupção continuem coordenando as ações do Distrito Sanitário Yanomami e Ye´kuana. Lembram ainda que a saúde indígena saiu da Funasa para atender reivindicações das lideranças indígenas visando melhorar a qualidade e por fim à corrupção. Leia a carta na íntegra.


Para:
Ministro da Saúde – Sr. Alexandre Padilha
Com cópia para:
Secretário da Saúde Indígena – MS
Antônio Alves

Carta do Conselho Distrital de Saúde Yanomami e Ye’kuana
Nós conselheiros Yanomami e Ye’kuana estamos encaminhando este documento para a SESAI com a finalidade de manifestar sobre os últimos acontecimentos que ocorreram no Distrito Sanitário Yanomami e Ye’kuana.

Primeiramente informamos que inúmeras cartas das comunidades dentro da Terra Indígenas Yanomami estão chegando a nossas mãos endossando o repúdio ao processo de nomeação de Andréia Maia Oliveira para o cargo de chefe do Distrito Sanitário Yanomami e Ye´kuana.

Informamos ainda que qualquer nomeação de cargo que não passe por uma consulta das comunidades Yanomami e Ye’kuana não será aceita, pois não queremos que pessoas indicadas pelos coordenadores passados, que foram acusados de corrupção continuem coordenando as ações do Distrito Sanitário Yanomami e Ye´kuana. A saúde indígena saiu da Funasa para atender as reivindicações das lideranças indígenas visando melhoria na qualidade e por fim à corrupção.

Lembramos que os conselheiros estão sendo desrespeitados em suas posições, tomadas conjuntamente na Reunião do Conselho Yanomami e Ye’kuana e na 4º Assembléia Geral da Hutukara, ocorridas em novembro de 2010, que contou com a presença do Secretário Antônio Alves da SESAI.

Conforme pronunciado pelo Secretário António Alves, as consultas aos Povos Yanomami e Ye’kuana devem ser garantidas nas tomadas de decisões sobre as políticas públicas de saúde do Distrito Sanitário Yanomami e Ye’kuana.
Informamos ainda que a consulta aos Povos Yanomami e Ye’kuana foi garantida na reunião, ocorrida em abril de 2011, em Brasília pelo próprio Ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Por isso estamos muito indignados com a atual situação de indicações políticas que não passam por consulta dos Povos Yanomami e Ye’kuana, o que tem tensionado muito as relações entre as comunidades e a SESAI, conforme mencionado pela imprensa, um avião foi retido na pista de pouso da região do Haxiu, localizada na Terra Indígena Yanomami. Informamos que esta foi uma decisão das lideranças locais em protesto aos últimos acontecimentos. Situações como estas poderão ocorrer em outras regiões tendo em vista a indignação generalizada do povo Yanomami e Ye´kuana.

Por fim, repudiamos o aliciamento de lideranças Yanomami e Ye´kuana que vem sendo feita pelo atual Coordenador da FUNASA Marcelo Lopes, que oferecendo benefícios às lideranças que apoiarem a Andréia Maia Oliveira para a coordenação do Distrito Sanitário Yanomami e Ye´kuana.

Certo de contar com a vossa compreensão aguardam a nomeação de Joana Claudete Mercês Schuertz do Distrito Sanitário Yanomami e Ye´kuana.



Junior Hekurari Yanomami
Presidente em exercício do Conselho Distrital de Saúde Yanomami e Ye´kuana


 

ISA, Instituto Socioambiental.