18 de agosto de 2018  

Geral


Quilombos do Vale do Ribeira têm espaço no Revelando São Paulo
[06/06/2012 12:14]


Evento inclui manifestações artísticas e culturais de comunidades do Vale do Ribeira, além da venda de produtos locais e exposição


Neste feriado, entre os dias 6 e 10 de junho, o município de Iguape (SP), a cerca de 200 quilômetros de São Paulo, vai sediar a nona edição do “Revelando São Paulo – Vale do Ribeira”. As comunidades quilombolas da região estarão presentes no evento com o Espaço Quilombola.

Haverá comercialização de produtos das comunidades, como doces, biscoito de goma, farinha de mandioca, artesanato tradicional feito de cipó timbopeva e taquara, entre outros.

Santina dos Santos e Darci de Oliveira, artesãos dos quilombos Nhunguara e São Pedro em frente ao Espaço Quilombola da edição do ano passado


Também ocorrerá uma exposição que vai abordar o modo de vida quilombola por meio de peças que fazem parte de sua tradição cultural. Dois monitores das comunidades de Pedro Cubas e Ivaporunduva estarão guiando os visitantes.

Além do espaço, que faz parte da programação permanente do evento, grupos culturais quilombolas vão se apresentar no palco do Revelando. No dia 8, à tarde, duas comunidades de Barra do Turvo se apresentam: o Quilombo Reginaldo traz a Romaria de São Gonçalo e o Quilombo Cedro mostrará celebração Recomendação das Almas. No sábado à tarde, dia 9, é a vez do Quilombo Sapatu, de Eldorado apresentar a dança da Nha Maruca no Revelando.

O objetivo do Espaço Quilombola é divulgar e fortalecer as manifestações culturais quilombolas no Vale do Ribeira. Ele foi construído pelas comunidades de Abobral, Cangume, Cedro, Ivaporunduva Mandira, Morro Seco, Nhunguara, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima, Porto Velho, Reginaldo, São Pedro, apoiadas pelo Instituto Socioambiental e pelo Itesp.

Serviço

Revelando São Paulo - Organizado pela Abaçai Cultura e Arte, o "Revelando São Paulo" é um festival que busca dar voz às expressões da cultura popular e tradicional paulista. Além da cidade de São Paulo, o evento conta com mais três edições regionais: Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Região Bragantina. O Espaço Quilombola faz parte da programação permanente do evento.

Quando: de 6 a 10 de junho. Das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos Cassemiro Teixeira, em Iguape.

Apresentações Quilombolas:

Dia 8, período da tarde: Romaria de São Gonçalo do Quilombo Reginaldo e Recomendação das Almas do Quilombo Cedro
Dia 9, período da tarde: – Dança da Nha Maruca, Quilombo Sapatu

Mais informações: www.revelandosp.wordpress.com

 

ISA, Instituto Socioambiental.