Esta é a herança mais sólida que o ISA recebeu do CEDI (Centro Ecumênico de Documentação e Informação), particularmente de seu Programa Povos Indígenas no Brasil. A conformação desse trabalho remonta ao início dos anos 70. No auge da ditadura militar, o lançamento do Plano de Integração Nacional pelo governo brasileiro implicou a implantação de projetos econômicos e estradas na Amazônia, assolando territórios de povos indígenas ainda isolados da sociedade nacional. Naquela época, a situação dos índios era desconhecida por parte da opinião pública, do Estado implementador de políticas públicas e da própria antropologia, cujos especialistas dispunham de informações desatualizadas, parciais e desiguais sobre um arco reduzido de povos indígenas da Amazônia.

Foi nesse contexto que começou a se consolidar uma extensa rede de colaboradores voluntários, não só para “colocar os índios no mapa do Brasil”, mas também para apoiá-los em seus projetos de futuro. São pesquisadores, indigenistas, missionários, índios, médicos, jornalistas, fotógrafos, entre outros, que seguem apoiando o ISA nas atividades para dar visibilidade aos povos indígenas por meio de informações qualificadas. 

Publicações da série Aconteceu - Povos Indígenas no Brasil

O produto é a mais completa coleção existente sobre a situação contemporânea e a história recente dos povos indígenas que vivem no Brasil, tratando de temas como política indigenista e indígena, legislação, conflitos, situação (jurídica e de fato) das terras indígenas, saúde, educação e projetos econômicos. As informações, notícias e análises reunidas em nove volumes, abarcam o período que vai de 1980 ao ano 2000.

A tarefa de tecer, periodicamente, painéis tão abrangentes, é como montar quebra-cabeças de milhares de peças, sem a imagem-guia. Fazê-la a partir da sociedade civil - e não do Estado - tem exigido o aprimoramento dos contatos com a rede voluntária de colaboradores do ISA e a persistência de nossa equipe de pesquisadores, que busca uma cultura editorial baseada em estratégias participativas e cumulativas.  

Povos Indígenas na Internet

Uma das principais seções deste site, que está na página principal do site do ISA , é dedicada aos povos indígenas no Brasil. Contém textos, tabelas, gráficos, mapas, listas, fotografias e notícias, possibilitando o acesso a um conjunto confiável, atualizado e variado de informações sobre a realidade desses povos e seus territórios. Com orientações em português ou inglês, pode-se “navegar” através de múltiplas entradas e palavras-chave: lista de povos indígenas, “quantos são”, “onde estão”, línguas, direitos, terras, organizações indígenas, organizações de apoio aos índios e “fontes de informações”, com indicações bibliográficas organizadas por povo e por tipo de documento.  

Enciclopédia dos Povos Indígenas no Brasil

A enciclopédia, disponível no site, contém mais de uma centena de verbetes sobre cada povo, e, aos poucos, chegará a 220 etnias. Este trabalho visa sistematizar o conhecimento acumulado sobre a sociodiversidade nativa contemporânea no Brasil. O ISA, com seu amplo acervo de documentos, imagens e mapas, aliado à sua rede de colaboradores, se vê em condições de facilitar o acesso de um público mais amplo a este conhecimento especializado, viabilizando um projeto inédito no Brasil: produzir uma obra de referência sobre a diversidade sociocultural dos índios que vivem no país. Nessa enciclopédia, constam verbetes sobre cada povo indígena, tratando de seus costumes, mitos, rituais, organização social, língua e outros aspectos culturais, políticos e econômicos.

A Enciclopédia dos Povos Indígenas no Brasil está sendo elaborada também em formato de livro, a partir dos textos do site, para publicação a ser lançada em breve.  

Equipe

Fany Pantaleoni Ricardo: Antropóloga, Coordenadora

Bruno Bevilacqua Aguiar: Bacharel em Ciências Sociais, Auxiliar técnico de pesquisa e desenv. socioambiental

Carlos Alberto Ricardo: Antropólogo

Frederico Viegas de Freitas Silva: Auxiliar Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento Socioambiental

Graziela Rissato - Auxiliar Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento Socioambiental

Tatiane Klein: Jornalista

Parceiros e fontes de financiamento

  • Cafod (Agência Católica para o Desenvolvimento): apoio financeiro;

  • Norad Agência Norueguesa para Cooperação Internacional: apoio financeiro