Manifestantes ocupam pacificamente sede da CNA, em Brasília
Thursday, 03 de October de 2013Cerca de mil manifestantes que participam do acampamento da Mobilização Nacional Indígena, em Brasília, ocuparam, na tarde de hoje (3/10), a sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) por aproximadamente uma hora.
Eles entraram pelo portão e circularam pelo térreo do edifício, entoando cantos e dançando. A ocupação foi pacífica e não houve nenhum incidente. Vários funcionários observaram, nos andares superiores do prédio, a manifestação, tirando fotos e filmando. O clima foi de relativa tranquilidade durante o protesto (veja vídeo abaixo e galeria de fotos no final do texto).
“Estamos aqui, ocupando esta casa, porque ela é presidida pela senadora Kátia Abreu, a principal responsável por violar a Constituição Federal e nossos direitos”, discursou Sônia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), organização que convocou a mobilização (veja vídeo abaixo). A multidão respondeu ao discurso da líder indígena com o coro “Fora Kátia Abreu. Fora Kátia Abreu!”
Kátia é uma das principais lideranças da bancada ruralista e tem defendido uma série de projetos que atentam contra os direitos dos índios sobre suas terras. Recentemente, ela apresentou no Senado um projeto para impedir a demarcação de terras indígenas em áreas onde haja conflitos de terras.
Pela manhã, a senadora foi alvo de um enterro simbólico, no gramado em frente ao Congresso. Ela foi “enterrada” pelos manifestantes junto com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (veja aqui).
Os protestos fazem parte da Mobilização Nacional Indígena, que começou na segunda (30/9) e vai até o sábado (5/10), quando a Constituição completa 25 anos. Estão acontecendo inúmeros protestos, trancamentos de rodovias, seminários e debates por todo País, em defesa da Constituição, dos direitos de povos indígenas e tradicionais. (saiba mais).