ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > ISA publica segunda edição do livro Vocês, brancos, não têm alma

ISA publica segunda edição do livro Vocês, brancos, não têm alma

Thursday, 07 de November de 2013
Direto do ISA
Amazônia
Tweet

Vocês, brancos, não têm alma é um livro de histórias, cuja segunda edição está sendo lançada pela editora Azougue em co-edição com o ISA. São histórias assustadoras, divertidas, misteriosas, vividas no mato, junto aos índios do Alto Rio Negro, contadas pelo antropólogo gaúcho Jorge Pozzobom (1955-2001). Cronologicamente arrumadas - de 1981 a 2001, elas se passam em um cenário amazônico da fronteira do Brasil com a Venezuela e a Colômbia.

Colaborador ativo do ISA como integrante da equipe do Programa Rio Negro, Jorge dedicou sua vida a conviver com os índios Maku, uma das famílias linguísticas do Rio Negro, sobre os quais escreveu sua tese de doutorado e muitos artigos. Durante 20 anos fez os registros de todas as suas andanças e aventuras por aquela região no noroeste amazônico.

Em 1982, conheceu Nyaan Hi, um maku que seria seu grande amigo e com quem aprendeu a andar no mato. A partir daí, os dois viveram encontros e desencontros, relatados no livro de forma delicada, engraçada, comovente. O último encontro entre eles aconteceu em 2001, quando Nyaan Hi estava em um acampamento afastado de sua aldeia, muito doente e esperando pela morte. Jorge foi ao seu encontro - ele mesmo, também doente, com um câncer que o vitimaria alguns meses depois, em agosto daquele ano.

Os episódios relatados por Jorge podem tomar diferentes formas: de conto, de crônica ou de roteiro de cinema como ele mesmo definiu no texto de abertura Fronteiras e Histórias. “Estas histórias falam dos limites entre a nossa civilização e algumas outras civilizaçãoes que este país encerra e maltrata há 500 anos”, escreveu. “Há algumas [histórias] mais solenes e misteriosas, com direito a pajés, fórmulas mágicas e criaturas encantadas da floresta diante dos olhos espantados do antropólogo – eu, no caso, vagando pelas fronteiras entre a dita realidade e a dita imaginação”.

A primeira edição é de 2002 e foi publicada pelo Museu Goeldi.

O livro está à venda na loja do ISA, por R$ 36,00. Clique aqui e compre o seu.

Imagens: 
Local da Notícia: 
São Paulo São Paulo , SP
ISA

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/2864