ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > Indígenas protestam nesta quarta contra proposta do governo de alteração de processo de demarcação

Indígenas protestam nesta quarta contra proposta do governo de alteração de processo de demarcação

Tuesday, 03 de December de 2013
Direto do ISA
Povos Indígenas
Tweet
Esta notícia está associada ao Programa: 
Política e Direito Socioambiental
Direitos Indígenas

Indígenas de todo o país que estão participando da Conferência Nacional de Saúde Indígena, em Brasília (DF), realizarão uma manifestação, nesta quarta (4/12), às 9 h, contra a proposta do Ministério da Justiça que altera os procedimentos de demarcação de Terras Indígenas (TI). Uma passeata está programada. A expectativa é de que mais de mil pessoas participem. A concentração acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no SCES Trecho 2 Conj. 63, Lt. 50.

A mobilização acontece depois de o movimento indígena ter tido acesso, no final da semana passada, à minuta do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de uma portaria que muda o processo demarcatório (leia o arquivo). A proposta cria uma série de entraves burocráticos que, na prática, deverão impedir novas demarcações (saiba mais).

“Contrariamente às alegações do governo, a dita portaria eterniza a não demarcação de terras indígenas, fragiliza por vez a Funai [Fundação Nacional do Índio], e desenha um quadro assustador de acirramento de conflitos”, diz trecho da nota da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que está organizando o protesto (leia aqui).

Para as lideranças indígenas, a portaria, se publicada, inviabilizará o direito constitucional à terra tradicional. “A minuta diz que a delimitação da terra deverá minimizar impactos, ou seja, se fazendas incidirem sobre as terras, a demarcação não ocorrerá”, afirma Sônia Guajajara, da Apib,.

O cacique Marcos Xukuru frisa que em nenhum momento a minuta foi discutida na Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) com as lideranças indígenas. Porém, Marcos afirma que o protesto desta quarta pedirá ainda a revogação da Portaria 303, da Advocacia-Geral da União (AGU), e contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 e o Projeto de Lei Complementar (PLP) 227, que tramitam no Congresso. Todos restringem pretendem dificultar as demarcações. As lideranças indígenas afirmam que a falta de consulta e diálogo com os povos são marcas do governo Dilma.

“O que observamos é um conjunto de medidas, tanto do Executivo quanto do Legislativo, que, articuladas, configuram um dos mais fortes ataques aos direitos indígenas já vistos desde a ditadura militar. Lamentamos que seja este governo o responsável por isso, mas reafirmamos nossas posições e dizemos: vamos lutar até o fim, de forma enfática, por nossos direitos e vidas”, declara o cacique Marcos Xukuru.

Imagens: 
Arquivos: 
PDF icon leia aqui
PDF icon leia o arquivo
Local da Notícia: 
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)
SCES Trecho 2 Conj. 63, Lt. 50
Brasília , DF
Da assessoria do Cimi
ISA

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/2907