ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > Cartilha alerta sobre impactos de reabertura de estrada no Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Cartilha alerta sobre impactos de reabertura de estrada no Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Thursday, 30 de January de 2014
Direto do ISA
UCs
Tweet
Parque Nacional do Iguaçu
Estrada do Colono

As quase mil organizações da sociedade civil brasileira que estão mobilizadas contra a tentativa de reabrir a estrada que cortava, até 2003, o Parque Nacional do Iguaçu (PR) lançaram uma cartilha que aponta os diversos problemas que a proposta pode provocar. O ISA também assina a publicação “A estrada não é o caminho”, que, em 10 páginas, traz textos e fotos com dados econômicos, sociais e ecológicos sobre a questão (baixe aqui o arquivo).

O Parque Nacional do Iguaçu é o segundo mais visitado do País, com mais de 1,5 milhão de visitantes ou 28% do total neste tipo de unidade de conservação (UC), em 2012. Ele só perde para o Parna da Tijuca (RJ), onde está o Cristo Redentor, mais famoso cartão postal do Brasil, com 2,5 milhões de visitantes. A área é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco) e abriga as Cataratas do Iguaçu, escolhidas recentemente uma das sete maravilhas da natureza. Por causa disso, Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na fronteira com a Argentina, onde está localizada o acesso ao parque, é o segundo destino mais procurado por turistas estrangeiros no Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro nesse quesito. É este patrimônio que está ameaçado pela ideia de reabrir a estrada.

A proposta consta do Projeto de Lei 61/2013, de autoria do deputado Assis do Couto (PT-PR) e que tramita hoje no Senado. O agravante é que o projeto não ameaça apenas o Parna do Iguaçu. Na tramitação na Câmara, o relator Nelson Padovani (PSC-PR) introduziu uma emenda que muda a Lei 9.985/2000, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), para criar a figura da “estrada-parque”, o que pode impactar o conjunto das UCs brasileiras.

Ambientalistas, pesquisadores e governo apontam que a construção de estradas dentro de unidades de conservação (UCs) provoca e amplia uma série de impactos negativos, como aumento da extração ilegal de madeira e de outros produtos florestais, incêndios, fragmentação de ambientes, atropelamento e caça de animais.

O ISA produziu, no final do ano passado, uma série de três reportagens sobre o assunto:

Segundo mais visitado do Brasil, até Parque Nacional do Iguaçu (PR) está ameaçado

Estrada no Parna do Iguaçu ameaça último refúgio de onças e da “Mata Atlântica do Interior” no Sul

Reabertura de estrada e hidrelétrica colocam em risco ativo turístico e patrimônio internacional

Imagens: 
Arquivos: 
PDF icon baixe aqui o arquivo
Local da Notícia: 
Parque Nacional do Iguaçu Foz do Iguaçu , PR
ISA

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/2999