ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > Documentário sobre nova lei florestal encerra Virada Sustentável em São Paulo

Documentário sobre nova lei florestal encerra Virada Sustentável em São Paulo

Tuesday, 02 de September de 2014
Direto do ISA
Código Florestal
Tweet
Esta notícia está associada ao Programa: 
Política e Direito Socioambiental
A Lei da Água
Código Florestal

A pré-estreia do documentário “A Lei da Água – o Novo Código Florestal Brasileiro” encerrou, no final da tarde de domingo (31/8), a programação da Virada Sustentável, em São Paulo. Nem mesmo a chuva impediu que o auditório de 800 lugares do Parque Ibirapuera, ficasse cheio.

A plateia continuou lotando o local durante o bate-papo de mais de uma hora, após a exibição, com a participação de André D’Elia, diretor do filme, Marússia Whately, do ISA, e Malu Ribeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica. O produtor-executivo da obra, Fernando Meirelles, também esteve na pré-estreia. A produção é uma parceria do ISA, WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Bem-Te Vi Diversidade.

O longa-metragem de 75 minutos baseia-se em entrevistas com políticos, produtores rurais, cientistas e ambientalistas. Os depoimentos discutem, por diversos pontos de vista e de maneira clara e didática, os impactos das alterações promovidas pela nova lei florestal (12.651), aprovada em 2012 e que revogou o antigo Código Florestal de 1965. As consequências negativas do desmatamento para os mananciais de água são um dos temas centrais do documentário.

D’Elia afirmou que, com o filme, pretendia abrir o diálogo com todos os setores da sociedade sobre o assunto. “A preservação pode e deve ocorrer independente da legislação”.

“Acho que se o filme conseguir achar o público que se interessa pelo tema, vai ter valido a pena”, disse Fernando Meirelles. Ele conta que a ideia inicial era fazer um filme pequeno para esclarecer os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) apresentadas contra a lei 12.651. A produção original, porém, acabou crescendo. Meirelles, que já havia participado de campanhas como “Floresta faz a Diferença”, quis logo se envolver e convidou André D’Elia para dirigir o filme.

Implantação da nova lei

Marússia Whately lembrou que a nova lei florestal foi aprovada há dois anos, mas poucos dispositivos previstos foram regulamentados ou amplamente implementados, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ela recomendou que a sociedade faça o acompanhamento da implantação do novo Código Florestal já que parte de sua regulamentação ocorrerá por planos estaduais e municipais.

“O Código Florestal é complexo, principalmente para as pessoas que não estão familiarizadas com os temas ambientais”, comentou Ricardo Young (PPS), vereador de São Paulo e conselheiro do IDS. “Durante todo o período de discussão do novo Código Florestal, ela foi fragmentada. Era muito difícil ver o todo. E esse é o grande mérito do filme”, destacou. Ele acrescentou que o documentário é oportuno para que se perceba a importância estratégica do Código Florestal e da Política Florestal no país.

“O filme mostra que ninguém tem razão. A razão está na relação correta de todo esse conhecimento no exercício de aperfeiçoamento dessa lei, que é ruim e precisa melhorar”, afirmou Young.

Imagens: 
Local da Notícia: 
Auditório do Parque do Ibirapuera São Paulo , SP
Com informações da assessoria do IDS
ISA

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/3750