ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > Alertas para nível de risco e segurança hídrica agitam Semana da Água em SP

Alertas para nível de risco e segurança hídrica agitam Semana da Água em SP

Friday, 20 de March de 2015
Direto do ISA
Água
Tweet
Crise hídrica
Aliança pela Água
São Paulo

Neste domingo, 22 de março, em que se comemora o Dia Internacional da Água há pouco a celebrar. Especialmente quando se trata do Estado de São Paulo e da região Sudeste em geral, onde a grave crise hídrica continua e as perspectivas não são animadoras.

Na sexta-feira, 13 de março, a Aliança pela Água de SP, coletivo que reúne mais de 40 organizações, o ISA entre elas, realizou um evento em parceria com a Rede Sesc, no qual 60 pessoas entre ativistas, jornalistas, especialistas e interessados foram informados da situação em que se encontram os mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo.

A coordenadora da Aliança, Marussia Whately, atualizou os dados da crise mostrando que o cenário em março de 2015 é melhor se comparado ao colapso registrado em janeiro. “Entretanto, como as represas ainda estão com pouca água e temos um período de estiagem de seis meses pela frente, o risco de acabar a água continua sendo muito alto", alerta.

Embora a seca prolongada tenha sido o estopim da crise hídrica em São Paulo, não foi o único fator que a desencadeou. É preciso acrescentar mais alguns ingredientes como a gestão baseada em fontes inesgotáveis, a degradação dos mananciais, e a falta de transparência e participação, agravada pelas eleições de 2014.

Em 13 de março de 2015, constatava-se que a quantidade de água nas represas que abastecem a região metropolitana era menor do que há um ano e muito menor do que se registrava em fevereiro de 2013. Em 2014, o governo paulista negou que houvesse crise. As medidas adotadas não foram discutidas com a sociedade e resultaram em diminuição de 29% da retirada de água em relação ao final de 2013 – de 70 metros cúbicos por segundo para cerca de 50 metros cúbicos em fevereiro de 2015.

Enquanto isso, obras de racionamento, planos de contingência, medidas para garantir a segurança hídrica e a saúde da população não estão sendo debatidas com clareza e transparência. A grave questão da degradação dos mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo e a recuperação florestal necessária, também é a situação em que se encontra a degradação do Sistema Cantareira. Menos de 30% da região ainda tem vegetação, enquanto que 70% APPs não já perderam toda a vegetação. A situação mais crítica é a da represa Jacareí, onde a vegetação está em 9%.

No Cantareira, o saldo negativo é de 15%

Embora os níveis de água dos dois sistemas tenham subido em função das chuvas de fevereiro e março, a situação do Cantareira, responsável pelo abastecimento de cerca de 6 milhões de pessoas, ainda é muito grave. Para se ter uma ideia, o sistema tinha um volume útil de 982,07 bilhões de litros (100%), que se esgotou em julho de 2014. Iniciou-se então a retirada de água do Volume morto I, de 182,5 bilhões de litros, que se esgotou em novembro de 2014. Começou então a retirada do Volume Morto II, de 105 bilhões de litros. Em 13 de março de 2015, o Cantareira estava com 140,70 bilhões de litros. Esse volume equivale a 100% do Volume II + 35,7 bilhões do Volume Morto I (ou 20%). Isto quer dizer que ainda é preciso encher 146,8 bilhões do Volume Morto I para chegar ao volume útil do sistema, o que significa um saldo negativo de 15%.

A crise hídrica em São Paulo adquiriu tal proporção que foi objeto de uma denúncia levada ao Conselho de Direitos Humanos da ONU nesta sexta-feira, 20/3.

Ao longo da semana que se inicia na próxima segunda-feira, 23 de março, a Aliança pela Água de SP, vai promover diferentes eventos que serão precedidos pelo lançamento, no domingo, 22, de um manual de sobrevivência na crise. Produzido com apoio do ISA e da Associação Bem-te-vi de Biodiversidade, estará em breve disponível para download.

Confira aqui a agenda da semana.

Saiba mais aqui

Imagens: 
Arquivos: 
PDF icon agenda_semana_da_agua.pdf
Local da Notícia: 
São Paulo São Paulo , SP
Inês Zanchetta
ISA

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/4211