Castanha, borracha e copaíba da Terra do Meio (PA)
Monday, 15 de June de 2015A safra de 2014 da castanha colhida nas três Reservas Extrativistas (Resex) da Terra do Meio (Riozinho do Anfrísio, Iriri e Xingu) alcançou 2.040 caixas. Trinta paióis familiares de castanha estão em funcionamento nas Resex para armazenamento e para incentivar boas práticas em relação aos produtos extrativistas. A extração de borracha nas três Resex totalizou quatro toneladas enquanto que a de copaíba chegou a 1, 2 toneladas.
A Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. Tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais. As Resex do Riozinho do Anfrísio, Iriri e Xingu estão localizadas na porção norte da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, sudoeste do Estado do Pará, e fazem parte do Mosaico da Terra do Meio. Esta região representa um dos maiores blocos de conservação do Brasil, o corredor de biodiversidade do Xingu.
Veja mais sobre estas e outras Unidades de Conservação em nosso site: http://uc.socioambiental.org/
Agrobiodiversidade: gente que planta futuro
No último dia 5 de junho celebramos o Dia Internacional do Meio Ambiente. Para comemorar, o ISA preparou um mês inteiro de conteúdos especiais sobre um tema importantíssimo para o futuro do planeta e dos povos: a agrobiodiversidade. O papel dos povos indígenas e populações tradicionais na manutenção da diversidade de espécies cultivadas é a garantia, não só de seu sustento, mas do direito de todos nós a um meio ambiente equilibrado.
Acompanhe a página do ISA no Facebook, no Instagram e o nosso conteúdo especial sobre Agrobiodiversidade.