ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > Em ato, Guarani exigem que governo demarque Terra Indígena na cidade de São Paulo

Em ato, Guarani exigem que governo demarque Terra Indígena na cidade de São Paulo

Wednesday, 04 de May de 2016
Direto do ISA
Povos Indígenas
Tweet
Esta notícia está associada ao Programa: 
Povos Indígenas no Brasil
Guarani-M'bya
Tenondé Porã
Demarcação
Terras Indígenas

Na manhã desta quarta-feira (4/5), comunidades indígenas do povo Guarani Mbya realizam um ato público, em frente ao escritório da Presidência da República, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), para reivindicar a assinatura da portaria declaratória da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul da cidade.

Leia na íntegra o release divulgado pelos Guarani.

O ato acontece um dia depois que parte da Comissão Guarani Yvyrupa ocupou por cerca de duas horas o saguão de entrada da prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) – um dos municípios em que a TI está localizada – e conseguido o apoio público do prefeito Luiz Marinho (PT/SP) para a demarcação. Saiba mais.

O objetivo dos Guarani é que a portaria declaratória, que garante a posse permanente à terra, seja assinada pelo Ministro da Justiça, Eugênio Aragão, nos próximos dias – antes da votação da admissibilidade do impeachment de Dilma Rousseff no Senado Federal. “Se a presidência e os dois prefeitos envolvidos na questão são todos do Partido dos Trabalhadores, não acreditaremos nas supostas boas intenções do PT com o povo Guarani se a portaria declaratória da TI Tenonde Porã não sair enquanto o partido segue no Governo Federal”, pressionam as comunidades. Aragão já assinou seis portarias declaratórias de TIs desde que assumiu o ministério, em março deste ano.

Reconhecida pela Funai com 15.969 hectares de extensão, Tenondé Porã teve seu processo de demarcação iniciado oficialmente em 2002 e abriga uma população de mais de 1000 pessoas, em um total de seis aldeias. Foram dez anos até que o órgão indigenista publicasse o relatório de identificação, em 2012, e, desde então, os Guarani aguardam a assinatura da portaria declaratória, confinados a uma área de apenas 26 hectares.

Imagens: 
Arquivos: 
PDF icon releasetenonde.pdf
Local da Notícia: 
São Paulo São Paulo , SP
ISA

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/5150