ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > Mobilização em defesa de direitos indígenas começa nesta terça, em Brasília

Mobilização em defesa de direitos indígenas começa nesta terça, em Brasília

Monday, 09 de May de 2016
Direto do ISA
Povos Indígenas
Tweet
Esta notícia está associada ao Programa: 
Povos Indígenas no Brasil
Política e Direito Socioambiental
Direitos Indígenas
Acampamento Terra Livre
Mobilização Nacional Indígena

A 12ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) começa, na manhã desta terça (10/5), nos arredores do Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. Às 11h, no mesmo local, acontece uma entrevista coletiva com lideranças indígenas de todo país. À tarde, a partir das 15h30, acontece um debate sobre conjuntura e direitos indígenas no âmbito do poder Executivo, Legislativo e Judiciário (veja programação do ATL).

A expectativa é reunir cerca de mil representantes indígenas de todos os estados até a sexta, dia 13/5. O evento faz parte da Mobilização Nacional Indígena, é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e apoiado por organizações indigenistas parceiras.

“O objetivo do acampamento é continuar afirmando nossos direitos garantidos na Constituição Federal. E nos manifestar contra os ataques, os retrocessos e todas as ameaças que tramitam principalmente no Congresso Nacional e afetam diretamente os direitos dos povos indígenas”, diz Sônia Guajajara, da coordenação da Apib.

A Apib e organizações parceiras pretendem reforçar as principais reivindicações dos povos indígenas, em especial a retomada das demarcações das Terras Indígenas e o arquivamento dos principais projetos contra os direitos indígenas em tramitação no Congresso. Entre eles, a principal ameaça é Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que busca repassar a atribuição de aprovar as demarcações de Terras Indígenas do governo federal ao Congresso. Se aprovada, na prática a PEC significará a paralisação definitiva das demarcações de Terras Indígenas.

Retrocessos

Também traz preocupação a ameaça de mais retrocessos nos direitos indígenas com uma possível mudança de governo, tendo em vista que o PMDB, partido do vice-presidente, Michel Temer, é identificado historicamente com bandeiras anti-indígenas.

A bancada ruralista no Congresso, também dominada por peemedebistas, encontrou-se com Temer recentemente para apresentar uma série de reivindicações. Ele afirmou que, caso assuma a Presidência, irá rever as demarcações de Terras Indígenas. Os ruralistas também defenderam a aprovação da PEC 215, o uso das Forças Armadas em conflitos de terras, a aplicação do chamado “marco temporal” (que restringe os direitos dos povos indígenas nas demarcações) e o enfraquecimento do licenciamento ambiental, por meio de projetos como a PL 654 e a PEC 65, do Senado, reduzindo a proteção de terras e povos indígenas frente a grandes projetos de infraestrutura, entre outros pontos.

Leia a convocação do ATL.

Serviço

Acampamento Terra Livre 2016

Local: Memorial dos Povos Indígenas - Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK.
Data: Terça, 10/5/2016
Hora: 11h

Imagens: 
Arquivos: 
PDF icon programação do ATL
Local da Notícia: 
Memorial dos Povos Indígenas Brasília , DF
ISA

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/5166