ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > Jovens do Vale do Ribeira celebram Dia do Meio Ambiente compartilhando projetos comunitários

Jovens do Vale do Ribeira celebram Dia do Meio Ambiente compartilhando projetos comunitários

Thursday, 02 de June de 2016
Direto do ISA
Desenvolvimento Sustentável
Tweet
Esta notícia está associada ao Programa: 
Vale do Ribeira
Mata Atlântica
Vale do Ribeira (SP e PR)

Neste sábado, 4/6, aproveitando as comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os 67 jovens que concluíram a formação de agentes socioambientais (FAS) se reunirão no Quilombo Ivaporunduva, em Eldorado, no Vale do Ribeira (SP), para compartilhar a execução de 12 projetos comunitários elaborados e implementados por eles e a divulgação de cinco campanhas educativas.

O projeto que o Instituto Socioambiental realizou a partir de 2014, denominado “Formação de agentes socioambientais de educação ambiental na agricultura familiar e implementação de projetos comunitários de educação ambiental” (FAS), incluiu aprendizagem social, construção e elaboração de projetos e campanhas socioambientais para 150 jovens entre 16 e 29 anos, de comunidades rurais do Vale do Ribeira. São quilombolas, indígenas, caiçaras, assentados e agricultores familiares, que foram divididos em cinco turmas com representantes dos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananeia, Eldorado, Ilha Comprida, Iporanga, Pariquera-açu, Registro, Ribeira e Sete Barras, além dos paranaenses Bocaiúva do Sul e Paranaguá. O objetivo foi contribuir para a formação educacional e política de agentes locais que promovam o desenvolvimento socioambiental do Vale do Ribeira (SP/PR).

Cinco conceitos para empoderar a juventude

Ao longo de dez meses eles discutiram temas como identidade local, valorização da agricultura familiar, acesso às políticas públicas voltadas ao campo, produção, comercialização e juventude, gestão territorial, manejo agroflorestal, biodiversidade e legislação. A abordagem escolhida foi inspirada em princípios pedagógicos de Paulo Freire e na bibliografia de Marcos Sorrentino, que compartilhou com os agentes, durante o último módulo da formação, os cinco conceitos para o empoderamento da juventude. São eles: o diálogo (saber ouvir e saber comunicar); a identidade (sentimento de pertencer a algum lugar); a comunidade (acolhimento, apoio mútuo); a potência de agir (poder de transformar o mundo) e a felicidade (resultado da somatória dos quatro conceitos anteriores).

Desde o início da formação, os jovens tiveram que envolver suas comunidades de origem no processo, elaborando uma proposta de projeto comunitário a partir da identificação de uma demanda local. Foram escritos 31 projetos sobre temas relacionados à agricultura familiar e educação ambiental. Desses, doze foram selecionados para receber recursos financeiros e suporte técnico para sua execução.


Foram contempladas ações como restauração de áreas, hortas orgânicas, implantação de fossas sépticas, construção de cisternas, oficinas de artesanato com fibras naturais e materiais reutilizáveis, criação de galinhas, valorização da culinária regional, conservação de sementes agrícolas, entre outros. Dez jovens desempenharam a função de monitores dos projetos, em duplas, para o acompanhamento e apoio às atividades, e como aprendizado para sua formação.

Além disso, foram criadas cinco campanhas educativas, abordando temas escolhidos por cada uma das turmas, e que se relacionavam com desafios comuns em cada região. Cada turma desenvolveu o conteúdo e criou um folder pensando na melhor linguagem para atingir o público escolhido. Assim, a turma de Iguape desenvolveu o tema “Não deixe o mangue morrer”, mostrando sua riqueza e importância; a turma da Barra do Turvo criou a campanha “Produção agroecológica: em busca de um mundo sustentável”, divulgando o assunto; os jovens de Registro escolheram o público infantil para abordar o tema “Rios, vamos conservá-los limpos!”; em Eldorado, a campanha “Chega de agrotóxicos!” tratou do uso de químicos na agricultura; a turma de Apiaí desenvolveu a campanha “Plante sua Comida!”.

O processo de formação é apoiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA/MMA), Goldman Environmental Foundation (GEF) e Jewish Community Federation (JCF). São parceiros na implementação do projeto o Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares (CIEM/CPRM), Fundação Florestal, Funai, Itesp, ICMBio, Prefeitura Municipal de Registro, associações e cooperativas de agricultores familiares.

Saiba mais sobre a formação, os projetos comunitários implementados e as campanhas.

SERVIÇO

Evento: Encontro final da Formação de Agentes Socioambientais (FAS)
Local: Quilombo Ivaporunduva, Eldorado-SP
Data: 04/06/2016, das 9h às 16h
Mais informações: (13) 3871.1545 / (13) 3871.1697 ou ivy@socioambiental.org

Imagens: 
Local da Notícia: 
Quilombo Ivaporunduva Eldorado , SP
Ivy Wiens
ISA

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/5217