ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > Novo relator promete parecer pela inconstitucionalidade da PEC 65

Novo relator promete parecer pela inconstitucionalidade da PEC 65

Wednesday, 08 de June de 2016
Direto do ISA
Desenvolvimento Sustentável
Tweet
Esta notícia está associada ao Programa: 
Política e Direito Socioambiental
PEC 65
Licenciamento ambiental

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) assumiu a relatoria da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 65/2012, que pretende extinguir o licenciamento ambiental (saiba mais). Ele garantiu que irá apresentar parecer pela inconstitucionalidade da PEC ainda nesta semana. A expectativa do parlamentar é que a votação de seu relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado seja feita já na semana que vem.

“A PEC 65/2012 representa a mais grave ameaça de retrocesso ambiental dos últimos 20 anos. Ao permitir a construção de obras sem licenciamento, fere de morte a Constituição e qualquer princípio de proteção ambiental”, critica Rodrigues. Caso seu parecer seja aprovado na CCJ, e se não houver recursos contrários de senadores, a PEC será arquivada.

“Se aprovada [a PEC], deixaremos de ser um dos países que mais protegem o ecossistema em sua legislação para nos tornarmos um dos piores do mundo”, opina o parlamentar. “Nesse ritmo, acabaremos com a Amazônia em pouco tempo”, completou. O senador participou de audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) na semana passada, onde reiterou posicionamento contrário à PEC e a outras propostas que enfraquecem o licenciamento.

No fim de abril, a PEC foi aprovada na CCJ do Senado e seguiu para votação no Plenário da Casa, o que gerou intensa reação negativa por parte da sociedade. Diversas organizações, entre elas o ISA, além do MPF, divulgaram notas contra ao projeto.

Requerimento apresentado por Rodrigues, no mês passado, fez com que a proposta voltasse à CCJ para ser votada em conjunto com a PEC 153/2015, que “altera o art. 225 da Constituição Federal para incluir, entre as incumbências do poder público, a promoção de práticas e a adoção de critérios de sustentabilidade em seus planos, programas, projetos e processos de trabalho”. O argumento do senador é que, por alterar o mesmo capítulo da Constituição, sobre o meio ambiente, as duas matérias deveriam ser votadas juntas.

“Com o senador Randolfe Rodrigues assumindo o relatório da malfadada PEC 65, esperamos que ela volte para o arquivo, de onde nunca deveria ter saído”, disse Maurício Guetta, advogado do ISA. Ele também participou da audiência pública promovida pelo MPF na semana passada, onde fez duras críticas à PEC e a outros projetos que enfraquecem o licenciamento (leia mais).

Imagens: 
Local da Notícia: 
Senado Federal Brasília , DF
Victor Pires
ISA

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/5232