ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > Pesquisadores indígenas iniciam treinamento para elaborar Planos de Gestão Territorial no Rio Negro

Pesquisadores indígenas iniciam treinamento para elaborar Planos de Gestão Territorial no Rio Negro

Tuesday, 23 de August de 2016
Direto do ISA
Povos Indígenas
Tweet
Terras Indígenas
Rio Negro
Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA)

Começou nesta segunda-feira, 22/8, na sede do ISA, em São Gabriel da Cachoeira, noroeste amazônico, uma oficina de treinamento envolvendo 50 pesquisadores indígenas para planejar o levantamento de informações sobre gestão territorial e ambiental nas Terras Indígenas do Rio Negro.



Durante dez dias, pesquisadores e parceiros como a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Funai, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam) vão realizar apresentações, debates e atividades práticas como testes nas comunidades no entorno da cidade com a participação na Assembleia da Juventude Indígena organizada pela Foirn. Na primeira etapa o objetivo é planejar e estruturar o levantamento de dados nas mais de 500 comunidades da região pluriétnica e multilíngue do Rio Negro. A ideia é formar uma equipe de pesquisadores e animadores para a realização desse trabalho e articular uma agenda de elaboração dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) das Terras Indígenas do Alto e Médio Rio Negro

O treinamento conta com a participação de lideranças indígenas que irão colaborar com suas experiências de trabalhos no movimento indígena, que atua há mais de 40 anos na região. A abertura da oficina teve palestras de lideranças como Domingos Barreto, Renato Matos e Braz França que refletiram sobre temas como política indigenista no Estado brasileiro, controle social e projetos pilotos, e a trajetória do movimento indígena.

Estão previstas discussões e trabalhos em grupo sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI) e sobre iniciativas de gestão territorial já realizadas como etnomapeamentos, cursos, planos de manejo e iniciativas econômicas. Depois, tem início o planejamento e preparação para o levantamento que deve ser realizado pelos pesquisadores nos próximos dois meses nas comunidades.



Os participantes estão divididos em grupos que seguem a divisão territorial realizada pelas coordenadorias regionais da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e divisões sugeridas nas oficinas inaugurais de gestão territorial considerando particularidades como etnias de recém contato, caso dos Hupda e Yuhup, cujo levantamento será realizado por equipe específica (saiba mais). Os grupos serão acompanhados por lideranças do movimento indígena, técnicos do ISA e das instituições parceiras no levantamento das informações.

Imagens: 
Local da Notícia: 
São Gabriel da Cachoeira São Gabriel da Cachoeira , AM
Projetos Relacionados: 
Gestão das Terras Indígenas das bacias do Rio Negro e Xingu
Renato Martelli Soares
ISA

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/5317