ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > Rede de Sementes do Xingu vence prêmio por inovação em restauração florestal

Rede de Sementes do Xingu vence prêmio por inovação em restauração florestal

Friday, 22 de September de 2017
Blog do Xingu
Tweet
Programa: 
Xingu
Isabel Harari

A iniciativa foi escolhida entre 130 inscritos e levou o prêmio Desafio Ambiental, ação que quer fortalecer iniciativas de restauração ecológica nos biomas brasileiros

Na noite de ontem (21), a Associação Rede de Sementes do Xingu ganhou o prêmio Desafio Ambiental pelo trabalho inovador de produção comunitária de sementes nativas na Bacia do Rio Xingu e Araguaia.



A iniciativa se consolidou como a maior rede de sementes nativas do Brasil, da qual participam 600 coletores indígenas, ribeirinhos, agricultores familiares e urbanos, produtores rurais, técnicos e parceiros. A premiação aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) e contou com a presença da diretora da Associação, Bruna Dayanna Ferreira, do conselheiro Fiscal, Rodrigo Junqueira, e do consultor, Danilo Ignacio, que receberam o prêmio das mãos do cantor Lenine.

“É um reconhecimento muito importante para a Rede. Reconhecimento do trabalho que faz a diferença, valoriza a floresta e gera recursos para as comunidades locais no Xingu e Araguaia. Além disso, o prêmio abre um leque de novas possibilidades, novos mercados e novas parcerias institucionais”, afirmou Bruna.

Com dez anos de existência, a Rede acumula inúmeras histórias, desafios e vitórias. Ao todo, já foi viabilizada a recuperação de mais de 5 mil hectares de áreas degradadas, utilizando 75 toneladas de sementes nativas, coletadas e beneficiadas por 450 coletores. Um total de R$ 2,5 milhões já foi repassado para as comunidades.

O prêmio, promovido pelo WWF-Brasil, em parceria com Impact Hub, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério do Meio Ambiente, busca identificar e fortalecer experiências inovadoras e modelos de negócio e de produção que promovam a restauração florestal. A Rede foi escolhida entre 130 inscritos.

Foram três dias de imersão no Rio de Janeiro junto a sete iniciativas finalistas, com projetos na Caatinga, Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado. A vivência teve como foco o desenvolvimento institucional das organizações e os desafios de transformar os projetos em empreendimentos sustentáveis.

“Com o prêmio, as sementes nativas ganham um destaque na cadeia de restauração ecológica. Para atender a restauração em larga escala o planejamento precisa começar na produção das sementes, o que muitas vezes é negligenciado. Além de promover a participação de comunidades para geração de benefícios múltiplos”, apontou Danilo Ignacio, consultor da Rede.

Para além do prêmio, a Rede ganhou uma mentoria dos organizadores e apoio na divulgação para fortalecer os negócios da iniciativa.

Saiba mais sobre a Rede de Sementes do Xingu.

Rede de Sementes do Xingu (MT)
Imagens: 
  • View the full image

    Paulo Sodré (WWF), Rodrigo Junqueira (ISA), o cantor Lenine, Bruna Dayanna (Associação Rede) e Danilo Ignacio (consultor da Rede)|Emmanuel Ponte

  • View the full image

    Imersão no Rio de Janeiro com oito iniciativas de restauração nos biomas brasileiros|Danilo Ignacio-ISA

Projetos Relacionados: 
Sociobiodiversidade Produtiva no Xingu

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/5779