ISA - Instituto Socioambiental
Published on ISA - Instituto Socioambiental (https://site-antigo.socioambiental.org)

Home > Fique sabendo o que aconteceu na semana de 30 de setembro a 5 de outubro

Fique sabendo o que aconteceu na semana de 30 de setembro a 5 de outubro

Friday, 06 de October de 2017
Blog do Monitoramento
Tweet

Karipuna (RO) ameaçados por invasores, protestos indígenas no Piauí contra fechamento da Funai, exigência de compensação por porto na Bahia e outras notícias. Leia mais

Esta semana, a bancada ruralista divulgou e o Palácio do Planalto desmentiu informação divulgada pela imprensa de que o presidente Michel Temer teria se comprometido a editar uma Medida Provisória (MP) autorizando o arrendamento de áreas em Terras Indígenas (TIs) por agricultores e pecuaristas . E a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) publicou a notícia de que este pode ser o ano mais letal para os quilombolas desde o início da década. Até setembro, 14 quilombolas foram assassinados em todo país, mais de 70% dos casos ocorreram na Bahia leia mais).

Veja o que mais aconteceu com os povos indígenas, quilombolas, populações tradicionais e o meio ambiente nesta semana.

Karipuna de Rondônia sofrem invasões e ameaças

A denúncia, feita pela Organização dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (Opiroma), dá conta de que a TI Karipuna - em Nova Mamoré e Porto Velho - vem sofrendo maciça invasão de madeireiros e grileiros. A Opiroma também alerta que, por causa das denúncias, os Karipuna estão sofrendo diversas ameaças de morte. Para o procurador Daniel Azevedo Lobo, os Karipuna estão em uma situação de extrema vulnerabilidade: “ (...) madeireiros e grileiros têm armas e muitas vezes são violentos. Então, pode haver genocídio, morte, violência”. Saiba mais.

Povos Tabajara e Cariri vão à Justiça por reabertura da Funai no Piauí

A ação foi movida pelo MPF a partir de reivindicação dos Tabajara de Piripiri, dos Tabajara-Tapuio de Lagoa do São Francisco e dos Cariri de Queimada Nova, no Piauí. O objetivo é reverter a extinção da Coordenação Técnica Local (CTL) de Piripiri, única representação da Funai naquele estado, determinada pelo presidente Temer (Dec. nº 9.010). Esta é a segunda ação que o MPF ajuíza para garantir os direitos dos cerca de três mil índios (IBGE, 2010), que vivem no Piauí. Saiba mais.

Museu indígena no Oiapoque (AP) tem obras retomadas

A reforma do Museu Kuahí, administrado por indígenas, foi retomada após três anos de paralisação. Fundado em 2007, o museu registra a cultura dos quatro povos que habitam a região: os Karipuna do Amapá, os Galibi Kalinã , os Galibi Marworno e os Palikur. Saiba mais.

Ação exige que compensação ambiental beneficie UCs na Bahia

As procuradorias do Estado da Bahia e da União moveram ação contra o Ibama e o ICMBio para que os recursos provenientes da compensação ambiental da construção do Porto Sul sejam destinados, prioritariamente, às UCs da região: Parque Estadual da Serra do Conduru, Parque Municipal da Boa Esperança, Área de Proteção Ambiental Lagoa Encantada e Rio Almada, Parque Nacional na Serra das Lontras, Reserva Biológica de Una e Refúgio da Vida Silvestre de Una. O Comitê de Compensação Ambiental Federal (CCAF) havia deliberado que apenas cerca de 30% do valor total da compensação iriam beneficiar as áreas. Saiba mais.

ICMBio orienta pesquisa sobre área de canga no Pará

Para orientar a gestão do conhecimento acerca do ambiente conhecido como cangas ou geossistemas ferruginosos da Floresta Nacional de Carajás e seu entorno, o ICMBio publicou recentemente o Plano de Pesquisa Geossistemas Ferruginosos da Floresta Nacional de Carajás. Esses ambientes abrigam flora com alto grau de endemismo, cavernas, registros arqueológicos importantes, além de serem essenciais para a manutenção dos recursos hídricos. O plano apresenta linhas temáticas e recomendações prioritárias para pesquisa ambiental e desafios para geração de conhecimento aplicado ao manejo. Saiba mais.

Saiu nos Diários Oficiais

Avança a Cooperação Brasil-Alemanha para regularização fundiária e ambiental

Na quinta-feira (5/10), o Ministério do Meio Ambiente instituiu a Unidade de Gestão do Projeto (UGP) "Cooperação Brasil-Alemanha para Regularização Ambiental de Imóveis Rurais na Amazônia e em Áreas de Transição para o Cerrado" publicada em 5/10. O acordo foi firmado em agosto de 2015, tem duração de quatro anos e destina mais de 23 milhões de euros para a regularização ambiental de imóveis rurais em Rondônia, Mato Grosso e Pará. O projeto efetua o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos imóveis de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e respectivas ações de recuperação dos passivos ambientais das Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal. A região contemplada é estratégica para o combate ao desmatamento e para a conservação da biodiversidade.


Conselho gestores de UCs são implementados

Durante a semana foram implementados novos conselhos gestores. Foi instituído o conselho consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Região do Maracanã localizada em São Luís (MA) referente ao biênio 2017-2019 instituída. No Pará, foi criado o conselho do Mosaico Lago de Tucuruí, composto por representantes dos conselhos da APA Tucuruí, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Alcobaça e RDS Pucuruí-Ararão, Unidades de Conservação que integram o mosaico. Em âmbito federal, também no Pará, a Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso teve seu conselho deliberativo modificado. Saiba mais.


Ingressos para visitar UCs federais são reajustados

O reajuste dos valores de acesso às UCs federais, serviços e atividades de uso público foi publicado na segunda-feira (Portaria nº 624/ICMBio). Acesse a relação completa.

Novas reservas particulares são criadas em SP e PR

No dia 3/10, foram criadas as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) ‘Sítio Caete’, em Nazaré Paulista (SP), com aproximadamente 7 hectares, e ‘Papagaio-de-peito-roxo’, em Bocaiúva do Sul (PR), com 100 hectares. Saiba mais.

Leia mais sobre as RPPNs.

Fique sabendo
Imagens: 
  • View the full image

Source URL:https://site-antigo.socioambiental.org/en/node/5793