Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

TV ISA: Paulo Nogueira-Neto fala ao ISA

Printer-friendly version
ISA - Instituto Socioambiental

Para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente conversamos com Dr. Paulo Nogueira-Neto, advogado e zoólogo reconhecido por sua atuação pioneira na política ambiental brasileira. Ele foi o primeiro Secretário do Meio Ambiente no Brasil e atualmente integra o Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), órgão que ajudou a criar, e o Consema-SP (Conselho Estadual de Meio Ambiente de Sao Paulo). Além disso inspirou a criação de organizações da Sociedade Civil atuando como conselheiro em algumas delas. Também na academia tem seu trabalho reconhecido, sendo professor emérito e sênior da Universidade de São Paulo.

Apaixonado pela natureza e um grande especialista em abelhas nativas (abelhas sem ferrão), foi o grande defensor da proteção de mais de 3 milhões de hectares na figura das Unidades de Conservação, além de ter atuado também na construção das normativas legais que regulam a Política Nacional do Meio Ambiente.

Em conversa breve numa tarde chuvosa em sua casa, em São Paulo, Dr. Paulo, aos 91 anos de idade, deu seu testemunho sobre as dificuldades e oportunidades para a criação de Unidades de Conservação no Brasil e sobre o papel e a atuação do Poder Legislativo.