Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Festa Literária de Paraty (Flip) começa nesta quarta (30/7) e aborda a questão indígena

Líder yanomami Davi Kopenawa, a fotógrafa Claudia Andujar, os antropólogos Eduardo Viveiros de Castro e Beto Ricardo participam de mesas oficiais sobre o tema, com mediação da jornalista Eliane Brum. A Flip vai de 30/7 a 3/8, em Paraty (RJ)
Printer-friendly version

A edição 2014 da Festa Literária Internacional (Flip) de Paraty , RJ, abriu espaço para debater a questão indígena. Trata-se de momento bastante oportuno, quando os direitos indígenas conquistados na Constituição de 1988 estão sob forte ataque no Congresso Nacional com propostas de emendas constitucionais e projetos de lei alterando procedimentos de demarcação de terras, que representam enorme retrocesso.

No dia 1º/8, sexta próxima, às 15h, a mesa oficial “Marcados” traz o líder Yanomami Davi Kopenawa e a renomada fotógrafa Claudia Andujar, que exibe extenso trabalho de registro do povo yanomami, com mediação da jornalista Eliane Brum. À noite, às 19h, será exibido o filme Xapiri, sobre o xamanismo yanomami, no Instituto Silo Cultural, seguido de bate papo com Davi Yanomami.

No sábado (2/8), a mesa oficial intitulada "Tristes Trópicos", com início marcado para as 17h15 tem a participação dos antropólogos Eduardo Viveiros de Castro, do Museu Nacional e de Beto Ricardo, do ISA, também com mediação de Eliane Brum.

No domingo, (3/8) Davi Kopenawa participa de uma Roda de Conversa com duas lideranças Guarany, no Armazém Paraty.

Paralelamente, o Armazém Paraty exibirá em sua parede externa cinco vídeos da Rede de Sementes do Xingu, da qual o ISA participa, além de uma projeção de fotos do cotidiano dos Yanomami.
Durante a Flip, Davi Kopenawa tem uma extensa agenda na região de Paraty, incluindo uma visita à aldeia Mbya Itaxi Mirim, de Paraty Mirim e uma conversa com os Guarani e outros integrantes do Fórum Comunidades Tradicionais, que aglutina comunidades de Angra dos Reis e Paraty no litoral fluminense, e Ubatuba, no litoral paulista.

Este ano, a Flip homenageia o cartunista e humorista Millôr Fernandes, que em 2003 foi um dos convidados de honra da primeira edição. O show de abertura será da cantora Gal Costa, e é aberto ao público.

ISA