Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

ISA e Cultura e Barbárie Editora lançam livro nesta quinta no Rio de Janeiro

Printer-friendly version

Será na Livraria da Travessa de Botafogo (RJ) quinta, 18/9, às 18h. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins tem como autores a professora de filosofia Déborah Danowski e o etnólogo Eduardo Viveiros de Castro

Co-edição do ISA com a Cultura e Barbárie Editora, a publicação de autoria da professora de Filosofia da PUC-RJ, Déborah Danowski e do etnólogo do Museu Nacional da UFRJ e sócio-fundador do ISA, Eduardo Viveiros de Castro, é uma tentativa de levar a sério os discursos atuais sobre o “fim do mundo”, promovendo uma reflexão a respeito do tema.

Trata-se de encarar a crise ambiental que se evidencia e se agrava a cada dia, ameaçando a vida como a conhecemos e prenunciando um colapso do qual ninguém vai escapar. Nem mesmo aqueles povos e culturas que não estão na origem dessa crise, como os povos indígenas por exemplo.
Definido pelo antropólogo e sociólogo francês Bruno Latour, professor do Institut d'études politiques de Paris como uma “ducha gelada”, Há Mundo por vir? trata da situação atual do planeta e dos mundos que ele abriga.

Na abertura do livro, Déborah e Eduardo contam que a ideia surgiu em Toulouse, França, no dia 21 de dezembro de 2012 - o dia em que o mundo iria se acabar de acordo com um suposto calendário Maia. Os textos que agora o compõem são a versão atualizada de um outro texto denominado L’arrêt de monde, escrito pelos autores e publicado na coletânea De l’univers clos au monde infini (Do universo fechado ao mundo infinito) de junho de 2014.
O lançamento do livro ocorre concomitantemente à realização do Colóquio Internacional Os mil nomes de Gaia, do Antropoceno à Idade da Terra, que reúne no Rio de Janeiro acadêmicos e pesquisadores em geral para debater a crise planetária, incluindo as mudanças climáticas.

Serviço
O que: Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins
Quando: 18 de setembro, quarta-feira, 18h
Onde: Livraria da Travessa Botafogo, Rua Voluntários da Pátria, 97 (RJ)