Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.
Entre os dias 14 e 17 de outubro, 47 mulheres yanomami se reuniram na comunidade Waroma, situada na região do Catrimani, na Terra Indígena Yanomami (RR), para discutir problemas comuns e compartilhar suas experiências. O primeiro encontro aconteceu em 2002, organizado pela Equipe Missionária da Missão Catrimani e mulheres da região. Este ano o encontro ganhou fôlego com o apoio da Hutukara Associação Yanomami e do Instituto Socioambiental, o que viabilizou a participação de mulheres e lideranças de oito regiões da TI.
O encontro foi rico e produtivo em trocas de experiência e fortalecimento das mulheres yanomami. Joana Yanomami, membro do Conselho Distrital de Saúde, relatou que antigamente se sentia sozinha por não encontrar muitas mulheres em reuniões que frequentava, mas agora estava muito feliz ao encontrar um grupo com o qual se identificava.
Vários assuntos foram discutidos pelas mulheres e entre os pontos importantes levantados estavam as doenças sexualmente transmissíveis levadas para as aldeias pelos homens que frequentam a cidade; os problemas que enfrentam no atendimento à saúde quando estão em Boa Vista; a violência doméstica; as dificuldades em controlar os jovens que vão para a cidade e o controle de natalidade. As advogadas Ana Paula Souto Maior (ISA) e Chantelle Teixeira (Cimi) falaram sobre o histórico das lutas indígenas, os direitos humanos e os direitos das mulheres.
A organização do encontro
O encontro aconteceu na comunidade do Waroma localizada na região do Catrimani na TI Yanomami, nesta comunidade vive cerca de 70 famílias reunidas em uma grande casa coletiva. A comunidade preparou no início do ano uma pequena roça destinada à realização do encontro das mulheres. Já os homens locais se empenharam em caçar, pescar e cozinhar para as mulheres durante a reunião. Além da equipe missionária, o encontro contou com a participação de membros da Hutukara, ISA e Cimi, que contribuíram com a organização e as discussões durante o evento que foi comemorado por sua fartura e finalizado com cantos e danças das mulheres das várias regiões.
Na próxima semana um grupo de mulheres que participaram deste encontro, seguirão para o Lago Caracaranã na TI Raposa-Serra do Sol, onde irão participar do II Encontro Binacional Yanomami Ye’kwana e apresentarão suas discussões e propostas para todas as associações e organizações de apoio Yanomami e Ye’kwana que estarão ali presentes.