Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.
Criada durante o Encontro Nascentes do Rio Xingu, realizado em Canarana (MT), em 2004, a mobilização é um esforço singular de atores diversos que atuam na região
Em 2003, estimava-se que 33% da Bacia do Rio Xingu no Mato Grosso já tinha sido desmatada. A fragilidade do rio e a necessidade de trabalhar em sua conservação ficaram evidentes em meados de 1990, quando as lideranças do Parque Indígena do Xingu, localizado no nordeste de Mato Grosso, manifestaram sua preocupação com a ocupação e o desmatamento no entorno de sua área e com o processo de assoreamento dos rios que cortam o parque, afluentes do Rio Xingu.
Neste período, o ISA e lideranças indígenas iniciaram os primeiros diagnósticos sobre a situação e vislumbraram a necessidade de uma grande articulação para recuperar e proteger as nascentes do Rio Xingu. Assim, em 2004 nascia a "Campanha Y Ikatu Xingu - Salve a Água Boa do Xingu" que está completando 10 anos de ações para a recuperação e proteção das cabeceiras do Rio Xingu.
Confira a animação que mostra o desmatamento no entorno do Parque Indígena do Xingu no período de 1994-2003, antes do início da Campanha.