Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Negociação avança, mas texto pode crescer

Reunião preparatória para conferência de Paris termina nesta sexta-feira em Bonn com mais peças no lego do clima; Brasil enfrenta China e evita retrocesso
Printer-friendly version

Diplomatas reunidos em Bonn para a penúltima reunião preparatória do acordo da COP21 (a conferência do clima de Paris) podem sair da ex-capital alemã nesta sexta-feira (4/9) com um texto maior do que o que havia quando eles chegaram. Mas isso não é necessariamente uma má notícia: segundo delegados e observadores que participam do encontro, há avanços nas negociações.

“Negociações” pode não ser exatamente o termo aqui, já que nenhum dos pontos polêmicos do acordo foi efetivamente negociado entre os países. O que os representantes dos governos estão fazendo é avançar na montagem do imenso lego em que se transformou o rascunho do acordo de Paris, que hoje está inserido num texto de 83 páginas dividido em três partes. Leia mais.

ISA
Imagens: