Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Aliança pela Água lança aplicativo para mapear falta d'água em São Paulo

Printer-friendly version
Aliança pela Água de SP

Similar às ferramentas voltadas para mobilidade, como Waze, aplicativo permite que usuário denuncie falta d’agua e visualize outras ocorrências, em tempo real, em SP

A Aliança Pela Água, rede que reúne mais de 60 entidades entre ONGs, especialistas e movimentos sociais lança, nesta quinta-feira, 10 de setembro, às 18h, o aplicativo “Tá Faltando Água”, uma rede social de mobilização e conscientização que vai mapear a falta de água na região metropolitana de São Paulo.

No evento, que será realizado no espaço Aldeia, nos Jardins, a Aliança Pela Água vai ainda promover um debate com Marussia Whately, coordenadora da Aliança, e Ricardo Manuel Castro, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, com mediação do jornalista Bruno Torturra. Ao final, um coquetel vai marcar a inauguração da exposição da fotógrafa Martha Lu, que registrou famílias atingidas pela falta d’agua em São Paulo.

O evento será transmitido, ao vivo, pelo link: www.saladecrise.com.br


‘Waze’ da falta d’agua

Usando os sistemas de geolocalização do próprio celular ou o CEP do imóvel atingido, o aplicativo permitirá às pessoas que registrem a falta d’agua em seu imóvel. Assim como no aplicativo de trânsito “Waze”, será possível ver a incidência de falta d’agua em tempo real em toda a cidade, com avatares dos usuários indicando a localização.

Parte da campanha “Tá Faltando Água”, o aplicativo permitirá ainda que a Aliança e seus parceiros produzam um mapeamento detalhado das áreas da região metropolitana de São Paulo que estão sofrendo com falta d’agua e, por meio dessa ferramenta, estabeleçam ações de mitigação dos problemas nas comunidades mais atingidas. “Mais do que apenas chamar atenção para o tamanho da crise dentro da casa das pessoas, o aplicativo permite que as pessoas percebam a dimensão da falta d’agua em seus bairros e possam se conscientizar e mobilizar em torno de soluções conjuntas”, explica Marussia.

Serão duas versões do mesmo aplicativo: um disponível na internet, desenvolvido pelo Instituto Socioambiental (ISA), para acesso via navegador, e outro para celulares com sistema operacional Android e iOS, desenvolvido por voluntários da empresa Autbank. Os resultados serão sistematizados e divulgados periodicamente no site Sala de Crise (www.saladecrise.com.br), da Aliança Pela Água, em formato de relatório e base de dados aberta para análises independentes.

A campanha “Tá Faltando Água” é um esforço conjunto de diferentes organizações que integram a Aliança Pela Água, e que vão envolver suas redes, além de promover encontros e aulas públicas em diferentes regiões.


Lançamento do aplicativo Tá Faltando Água

Local: Espaço Aldeia

Endereço: Rua Lisboa 445 - Jardins

Data: 10 de setembro de 2015

Horário: 18h – Abertura / Exibição de Documentários sobre a Crise Hídrica

18h30 - Apresentação sobre atividades e planejamento da Aliança pela Água
19h - Lançamento da Campanha “#TáFaltandoÁgua”

19h30 - Bate Papo “Crise da água e perspectivas para 2015”, com Marussia
Whately (Aliança Pela Água) e Ricardo Manuel Castro (MPE – SP), com
mediação de Bruno Torturra

21h - Coquetel e inauguração de exposição fotográfica Martha Lu