Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Por que não minerar em Terras Indígenas?

Printer-friendly version

A mineração é uma atividade altamente impactante, podendo contaminar os cursos dágua, o solo e a fauna e flora locais. Além disso, historicamente, expõe os povos indígenas diretamente afetados a situações de violência. Por isso, mesmo atualmente não sendo permitida em Terras Indígenas, a exploração minerária é uma ameaça constante a esses territórios - e aos povos que neles vivem.

No Congresso Nacional, parlamentares ligados a mineradoras trabalham pela aprovação de um projeto de lei para regulamentar a exploração minerária em TIs: o PL 1610/96, que tramita há 20 anos. O PL tira dos indígenas direito de dar a palavra final sobre a entrada de empresas mineradoras em suas terras, muitas das quais hoje estão cercadas por empreendimentos de extração minerária ou são alvo de invasões garimpeiras, sofrendo assédio constante.

Atualmente, 177 Terras Indígenas no Brasil têm incidência de mais de 4 mil processos minerários; no total, são 44 mil processos minerários na Amazônia Brasileira. Confira o infográfico e descubra o que pode acontecer caso a mineração em Terras Indígenas seja aprovada.

Reveja o primeiro infográfico da série: UCs e TIs na Amazônia são afetadas por mais de 17,5 mil processos de mineração