Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Vídeo explica o que é o Sistema Agrícola dos Quilombos do Vale do Ribeira

Esta notícia está associada ao Programa: 
ISA e associações quilombolas lançam filme para subsidiar o processo de registro do Sistema Agrícola Quilombola junto ao Iphan
Printer-friendly version

Durante 24 minutos, diferentes olhares e perspectivas se sucedem e se integram nas cenas para contar o que é o Sistema Agrícola Quilombola do Vale do Ribeira (SP), incluindo a produção de alimentos no ciclo anual da roça, sua sustentabilidade em meio à Mata Atlântica, o conjunto de saberes, celebrações, expressões e práticas culturais relacionadas ao modo tradicional de fazer roça e a contribuição das comunidades dos remanescentes de quilombos para o fortalecimento da agrobiodiversidade regional e do patrimônio genético da humanidade.

Intitulado Sistema Agrícola Quilombola trata-se do terceiro de uma série de três vídeos - o primeiro foi Mutirão Quilombola e o segundo, Sementes de Quilombos – que, junto com um relatório em elaboração pelo ISA em parceria com as associações e um conjunto de pesquisadores de diferentes áreas, compõe um dossiê a ser submetido ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).



Os vídeos estão publicados no Youtube, legendados em português, inglês e francês, e irão compor um DVD cuja maior parte da tiragem será entregue às comunidades e aos parceiros. Os dois primeiros vídeos, já publicados, passaram por tratamento de cor e finalização de som, e serão republicados no Youtube, em cópias melhoradas. Para a elaboração dos vídeos e do relatório foram realizadas entrevistas com 45 quilombolas de 11 diferentes comunidades e com 10 pesquisadores.

Em seus depoimentos, os pesquisadores explicam a importância das roças tanto na preservação da biodiversidade e dos animais típicos da Mata Atlântica, como do jeito de ensinar e de aprender, da organização coletiva do trabalho, das festas, músicas e danças associadas aos mutirões entre outros destaques.

“Se a cultura quilombola fosse uma casa, a roça seria o esteio”, diz em determinado trecho do filme, a antropóloga Anna Maria Andrade, autora do Inventário de Referências Culturais dos Quilombos do Vale do Ribeira. Ela também destaca a importância das festas, músicas e danças associadas aos mutirões que fazem parte do Sistema Agrícola Quilombola. Além desse, depoimentos de pesquisadores como Cristina Adams, Alexandre Ribeiro Filho e da antropóloga Manuela Carneiro da Cunha ajudam a entender como funciona o sistema e seu papel fundamental para a cultura das comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira.

Tanto os vídeos quanto as informações do relatório, que contou com a contribuição de 12 autores, foram validados pelos quilombolas em reunião realizada no quilombo de Ivaporunduva. O relatório está sendo organizado de acordo com as orientações que o ISA recebeu do Iphan e que será entregue à avaliação do órgão ainda este ano. O projeto do Sistema Agrícola dos Quilombos do Vale do Ribeira conta com o patrocínio da Petrobrás.
Assista aqui ao último vídeo da série.

ISA
Imagens: