Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

ISA e Museu de Viena apresentam exposição virtual reunindo acervos de culturas materiais indígenas

Printer-friendly version

O site Povos Indígenas no Brasil passou a exibir em julho uma exposição virtual, fruto de parceria entre o ISA e o Weltmuseum Wien, de Viena, inicialmente com mais de 100 imagens de objetos do cotidiano dos povos Karajá, Panará, Wãjapi e Wari'. Em breve, outras imagens serão incorporadas à mostra.

Ao longo dos séculos XIX e XX, diversos objetos indígenas chegaram ao Weltmuseum Wien antigo Museu de Etnologia de Viena, pelas mãos de exploradores e pesquisadores que percorreram diferentes pontos da América do Sul. Eles agora podem ser vistos em uma exposição virtual no site Povos Indígenas no Brasil graças a uma parceria firmada entre o museu e o Instituto Socioambiental (ISA).

As coleções agora disponíveis na exposição virtual do site Povos Indígenas no Brasil são compostas por objetos de quatro povos indígenas em diferentes períodos: Karajá, do Tocantins, Pará, Mato Grosso e Goiás; dos Panará, do Mato Grosso e Pará; dos Wajãpi, do Amapá, Pará e Guiana Francesa; e dos Wari', de Rondônia. (Veja abaixo, uma amostra do que vai encontrar ao navegar pela exposição). Nos verbetes de cada um dos povos, os visitantes encontrarão informações mais detalhadas na seção sobre cultura material.

Na primeira leva, a exposição traz mais de 100 imagens de objetos do cotidiano desses povos que se originaram em diferentes contextos - de expedições científicas a compras pessoais - e datam de diversos momentos dos séculos XIX e XX, contemplando, no caso dos Wari', objetos do período anterior ao contato oficial. São bolsas e recipientes com diversas finalidades, ornamentos, armas de caça e de guerra, brinquedos, incluindo algumas Ritxòkò, bonecas do povo Karajá, entre outros. E novas imagens serão incorporadas à mostra.

Cada coleção traz também um texto introdutório escrito pelos pesquisadores do Weltmuseum, Cássio de Figueiredo e Claudia Augustat, com outras informações relevantes.

A exposição virtual está à espera da sua visita. Acesse aqui.