Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Guarani Continental

Printer-friendly version

Sobre o Mapa Guarani Continental 2016
Resultado do trabalho de uma rede com mais de 200 colaboradores, entre comunidades guarani, indigenistas e acadêmicos, o Mapa Guarani Continental 2016 apresenta toda a área de ocupação atual do povo Guarani na América do Sul. São mais de 280.000 pessoas unidas por uma língua e cultura comuns, vivendo na Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.

O Mapa é apresentado em três idiomas – português, espanhol e guarani – e é acompanhado por um livro, editado pelo antropólogo Bartomeu Melia, com informações sobre a situação atual do povo Guarani nos quatro países por onde se estende seu território de ocupação.

Segundo o livro, os Guarani constituem um dos povos indígenas de maior presença territorial no continente americano e estão distribuídos por 1.416 comunidades, aldeias, bairros urbanos ou núcleos familiares, desde o litoral do Atlântico até a região pré-andina. A maior parte da população Guarani – 85 mil pessoas – vive no Brasil, seguidos de 83 mil na Bolívia, 61 mil no Paraguai e 54 mil na Argentina e, assim como outros povos na América Latina, está em um franco processo de crescimento, com altos níveis de fecundidade aliados à queda dos níveis de mortalidade, mantidos há pelo menos 20 anos.

O Mapa Guarani Continental 2016 é uma iniciativa parceira do Mapa Guarani Digital, produzida por equipes e colaboradores articulados entre si, e as informações sobre aldeias dos quatro países inseridas no primeiro estão sendo progressivamente revisadas para inserção neste site. Iniciou-se pela revisão e inserção dos dados do Mato Grosso do Sul, que já estão online, e posteriormente serão integrados no Mapa Guarani Digital dados sobre Argentina, Paraguai e Bolívia.

Ficha Técnica do Projeto Mapa Guarani Continental 2016

Equipe dos países

Argentina Maria Josefa "Kiki" Ramírez, Vasco Baigorri, Carlos Salamanca, Catalina Buliubasich, Flora Cruz, Lautaro Sosa e Luis Maria de la Cruz Bolívia Guido Vega Marquez, Silbert Siles, Ángelo Lozano, Ricardo Paita, Wilson Duran e Cornélio Robles Pancho

Brasil Levi M. Pereira, Rosa Colman, Flávio V. Machado, Lauriene Seraguza, Maria Inês Ladeira, Clóvis Antonio Brighenti, Celso Aoki, Daniel Pierri e Camila Salles

Paraguai Enrique Gaska, Bartomeu Melià, Filemon Torres, Claúdia Caceres e Jorge Acuña

Coordenação Internacional Georg Grünberg

Coordenação Internacional

Georg Grumberg, Levi Marques Pereira, Rosa Cólman

Coordenação geral e administrativa Levi M. Pereira, Rosa Colman e Flávio V. Machado

Edição e texto Bartomeu Melià

Colaboração e revisão de texto Equipes dos países

Mapas Alicia Rolla, Camila Salles e Wolfgang Grünberg

Projeto gráfico e Diagramação Ruy Sposati

Capa Ruy Sposati/Cimi, 2013

Contracapa Pablo Albarenga/Cimi, 2016

Autor / Organizador: