Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.
O Mesa São Paulo, maior congresso de gastronomia da América Latina, que acontece entre os dias 9, 10 e 11 de novembro, em São Paulo, terá em sua programação duas oportunidades para o visitante conhecer iniciativas de valorização de produtos da sociobiodiversidade de comunidades indígenas e populações tradicionais apoiadas pelo Instituto Socioambiental (ISA) e parceiros.
No dia 10/11, sábado, às 10h, o antropólogo do ISA, Moreno Saraiva, e o chocolatier César de Mendes, apresentam uma iniciativa inédita com cacau nativo da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Entre as questões abordadas, uma se destaca: será que o chocolate oriundo do processamento deste cacau nativo pode se tornar uma alternativa de renda sustentável para as comunidades indígenas?
A história da pesquisa sobre o fruto e a realização de uma primeira oficina na comunidade Waikás, na beira do rio Uraricoera, ameaçada pelo garimpo ilegal de ouro, será detalhada na palestra, assim como os desafios estruturação de cadeias produtivas de produtos da floresta, como a do Cogumelo Yanomami, entre outros.
A oficina foi realizada pela Hutukara Associação Yanomami, pela Associação Wanasseduume Ye’kwana, pelo ISA, pelo Instituto ATÁ e pela Chocolates De Mendes. A apresentação é parte do Mesa Tendências, congresso internacional em que grandes estrelas da gastronomia sobem ao palco para compartilhar suas vivências e dialogar sobre as novidades do cenário gastronômico.
No setor Farofa, aberto ao público, o visitante encontra durante os três dias o estande Origens Brasil, em que poderá conhecer mais sobre os territórios de origem dos produtos da sociobiodiversidade brasileira e, também, comprar Mel dos Índios do Xingu, Óleo de Pequi Kisêdjê, Castanha-do-Pará da Terra do Meio (PA), Cogumelo Yanomami, Pimenta Baniwa, entre outros.
A iniciativa Origens Brasil é uma parceria entre o Imaflora e o ISA e estabelece um elo entre consumidores, povos indígenas e populações tradicionais.
Saiba mais sobre o Mesa São Paulo: www.mesasaopaulo.com.br