Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Marca de cooperativa quilombola é premiada no Brasil Design Award

Esta notícia está associada ao Programa: 
Cooperquivale, no Vale do Ribeira (SP), distribui alimentos a famílias vulneráveis durante a pandemia
Printer-friendly version




A Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale), que produz alimentos orgânicos no sudeste do estado de São Paulo, está de cara nova - e premiada.

A identidade visual da cooperativa recebeu medalha de bronze na categoria design de marca para pequenas e médias empresas no Brasil Design Award, a maior premiação de design do país. O trabalho foi realizado pela Produtora do Leste, com sede em Londrina (PR), em parceria com os quilombolas e apoio do Instituto Socioambiental (ISA),

“A marca nova, tão bonita, significa isso: nós da roça, que estamos trabalhando e lutando para a cooperativa crescer. Foi escolhida por nós mesmos e está bem na frente da sede da nossa cooperativa”, afirmou Rosana de Almeida, diretora financeira da Cooperquivale.

O Brasil Design Awards acontece desde 2009, e é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign). A premiação tem como objetivo reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional.



Clique e conheça os materiais produzidos com a Cooperquivale.

“Acreditamos que o resultado desta criação fortalece a Cooperquivale enquanto prática e enquanto marca, bem como promove o aumento de renda de seus cooperados através da valorização da produção local, agora de cara nova”, disse Felipe Augusto Almeida de Oliveira, Diretor de Arte da Produtora do Leste

Desde o início da pandemia, a Cooperquivale organiza a produção e entrega emergencial de alimentos das roças quilombolas para famílias vulneráveis. Os produtos fazem parte do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Brasil.

Saiba mais na reportagem da BBC Brasil.

A distribuição de alimentos e a articulação com o poder público é uma resposta também emergencial para manter o escoamento da produção dos quilombos e a geração de renda para as comunidades, que viram suspensos seus contratos de entregas de produtos para a merenda escolar em virtude da pandemia.

Conheça o detalhe das ações no site Emergência Covid-19 do ISA.

Fundada em 2012, a Cooperquivale comercializa a produção excedente dos territórios quilombolas de forma justa e solidária. Hoje, a cooperativa congrega 19 comunidades quilombolas dos municípios de Jacupiranga, Eldorado, Iporanga e Itaóca, no Vale do Ribeira. São, ao todo, cerca de 240 cooperados.

A cooperativa tem como principal estratégia a comercialização de mais de 78 alimentos da sua agrobiodiversidade para os programas de compras institucionais, como Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade de Doação Simultânea (PAA-DS) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além disso, ela tem trabalhado com uma feira semanal no município de Eldorado e entregas para vários institutos e iniciativas de comércio justo e solidário na capital paulista.

No ano passado, com apoio de vários parceiros, a distribuição emergencial de alimentos chegou a redes de assistência social de cinco municípios paulistas, comunidades indígenas, caiçaras e associações comunitárias na periferia de São Paulo.

As ações emergenciais do ISA no Vale do Ribeira têm como parceiro institucional a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).



São parceiros de execução Cooperquivale,Instituto Linha D’Água, Associação dos Moradores da Enseada da Baleia, Instituto Brasil a Gosto, Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira (Eaacone), Prefeitura de Eldorado, Prefeitura de Iporanga, Prefeitura de Cananéia, Prefeitura de Jandira, Prefeitura de Embu das Artes, ONG Bloco do Beco, Comunidade São Remo, Associação de Moradores da Vila Brasilândia, Grupo Conexão Petar e a Associação Mulheres Unidas por uma Vida Melhor (Amuvim).

A elaboração da nova marca da Cooperquivale foi realizada com apoio da União Europeia.

Roberto Almeida
ISA
Imagens: