Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

UFAM realiza defesa póstuma de aluno indígena morto pela Covid-19

Programa: 
Printer-friendly version

Mestre em vida e agora também na eternidade. Ely Ribeiro de Souza, do povo Macuxi, da Terra Indígena Raposa da Serra do Sol (RR), estava prestes a defender sua dissertação de Mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) quando, em 21 de janeiro, a Covid-19 o levou.

Em homenagem ao professor, escritor e assessor do Conselho de Educação Escolar Indígena do Amazonas (CEEI/AM), a UFAM realiza uma banca póstuma nesta sexta-feira (12/02), com transmissão ao vivo via YouTube. Seu orientador, docentes e discentes participam de atividade online a partir das 14h de Manaus (15h de Brasília).



Intitulada “Relações Interétnicas em Contexto Urbano: Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno - COPIME”, a dissertação foi a última colaboração acadêmica de Ely, que já possuía desde 2008 o título de mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, também pela UFAM.

Ely publicou o livro “Ipaty, O Curumim da Selva” (Editora Paulinas), no qual um menino narra seu cotidiano de aventuras enquanto revela as lendas e as tradições dos Macuxi, indígenas que habitam as serras do estado de Roraima, próximo à fronteira do Brasil com a Venezuela.

“Mergulho para sentir a areia fria no fundo do rio. Se eu não realizar uma caminhada na floresta, não consigo encontrar o equilíbrio. Para nós, indígenas, fé, crença, religiosidade é tudo e está em todos os lugares", escreveu Ely no livro.

O quê: Defesa Póstuma da Dissertação de Mestrado em Antropologia Social de Ely Ribeiro de Souza (Ely Macuxi), trabalho “Relações Interétnicas em Contexto Urbano: Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno - COPIME". Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Quando: 12 de fevereiro de 2021, sexta-feira, às 14h Manaus, 15h Brasília

Onde: Transmissão ao vivo via Youtube: https://bit.ly/DefesaEliMacuxi