Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Guardiãs da terra

Esta notícia está associada ao Programa: 
Quilombolas do Vale do Ribeira (SP) mantêm tradição diaspórica de luta, ocupando espaços de poder e renovando a força do matriarcado africano
Printer-friendly version

Por Andressa Cabral Botelho

Registro, onde está localizado o Vale do Ribeira, é a região administrativa com mais pessoas negras no estado de São Paulo. Ali, 43,02% da população se declara preta ou parda, de acordo com a Fundação Seade.

No entanto, a sub-representação negra no estado em espaços de poder ainda é uma realidade, como na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde apenas 10 dos 94 deputados estaduais se autodeclaram negros.

Rompendo com a lógica colonial que coloca pessoas negras, principalmente mulheres, na base de uma pirâmide de opressões de gênero e raça, as quilombolas do Vale do Ribeira lideram em diversas frentes de atuação.

Mesmo com a distância continental e o apagamento de traços comuns, África e diáspora permanecem conectadas nos quilombos brasileiros graças ao exercício do matriarcado nas comunidades.

Se, pouco a pouco começamos a ver negros e negras ocupando espaços de poder, foi também porque mulheres e homens quilombolas fizeram e fazem o mesmo, no passado e no presente.

Leia a reportagem completa do Medium

ISA
Imagens: