Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Castanha, borracha e copaíba da Terra do Meio (PA)

Printer-friendly version

A safra de 2014 da castanha colhida nas três Reservas Extrativistas (Resex) da Terra do Meio (Riozinho do Anfrísio, Iriri e Xingu) alcançou 2.040 caixas. Trinta paióis familiares de castanha estão em funcionamento nas Resex para armazenamento e para incentivar boas práticas em relação aos produtos extrativistas. A extração de borracha nas três Resex totalizou quatro toneladas enquanto que a de copaíba chegou a 1, 2 toneladas.

A Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. Tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais. As Resex do Riozinho do Anfrísio, Iriri e Xingu estão localizadas na porção norte da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, sudoeste do Estado do Pará, e fazem parte do Mosaico da Terra do Meio. Esta região representa um dos maiores blocos de conservação do Brasil, o corredor de biodiversidade do Xingu.

Veja mais sobre estas e outras Unidades de Conservação em nosso site: http://uc.socioambiental.org/

Agrobiodiversidade: gente que planta futuro

No último dia 5 de junho celebramos o Dia Internacional do Meio Ambiente. Para comemorar, o ISA preparou um mês inteiro de conteúdos especiais sobre um tema importantíssimo para o futuro do planeta e dos povos: a agrobiodiversidade. O papel dos povos indígenas e populações tradicionais na manutenção da diversidade de espécies cultivadas é a garantia, não só de seu sustento, mas do direito de todos nós a um meio ambiente equilibrado.

Acompanhe a página do ISA no Facebook, no Instagram e o nosso conteúdo especial sobre Agrobiodiversidade.