Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Exposição sobre povos indígenas no século XIX chega ao Museu Índia Vanuíre (SP)

Printer-friendly version

Na próxima terça, dia 1º de março, começa um novo período de visitação da mostra “O olhar de Hercule Florence sobre os índios brasileiros”, que reconstrói a trajetória de alguns povos indígenas no Brasil a partir dos registros de um artista e cientista que participou da Expedição Langsdorff, entre 1825 e 1829.

A exposição, que estreou em 2015 na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, em São Paulo capital, agora chega ao Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, na cidade de Tupã (SP), conectando manuscritos e gravuras sobre povos como os Apiaká, Kayapó e Munduruku com sua a situação atual, graças a parceria com o ISA.

“A gente queria mostrar um pouco dessa dinâmica, do que pode acontecer com as populações indígenas. Alguns grupos que estavam escravizados na época [século XIX], como os Kayapó, conseguiram se reerguer. Os Apiaká, que estavam tão gloriosos, foram considerados extintos e depois redescobertos”, explica uma das curadoras da mostra, Francis Melvin Lee.

A ideia, segundo Francis, é revelar uma parcela pouco divulgada da obra de Florence, retratista da fauna e da flora e um dos inventores da fotografia, e um acervo documental muito valorizado pelos historiadores sobre o século XIX: “Ele [Florence] não tinha interesse em embelezar a realidade; foi um dos poucos artistas que retratou os índios de fato como eles eram”, explica.

Além de informações da Enciclopédia Povos Indígenas no Brasil, fotografias e mapas do Programa de Monitoramento do ISA, a exposição conta com artefatos do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP) e com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura. A realização é do Instituto Hercule Florence (IHF).

Serviço

Quando | 1º de março a 8 de maio de 2016
De terça a domingo, das 9h às 17h (inclusive em feriados)
Entrada gratuita

Onde | Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Rua Coroados, 521 – Centro – CEP 17600-010
Tupã (SP)