Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Diálogo entre ciência e conhecimento indígena no Alto Rio Negro

Esta notícia está associada ao Programa: 
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) mostrou em videoconferência trabalho dos agentes indígenas de manejo ambiental (Aimas), feito em parceria com o ISA
Printer-friendly version

Por Juliana Radler e Marina Spindel

Enchentes extremas dos rios, escassez de peixes e outros recursos, dificuldade para cultivar roças devido à mudança de comportamento das estações e pragas, árvores morrendo nos igapós (florestas inundadas) e o surgimento de novas doenças são algumas das preocupações compartilhadas pelo pesquisador Rosivaldo Miranda, do povo Piratapuia, quanto aos efeitos das mudanças climáticas na Terra Indígena (TI) Alto Rio Negro, no Amazonas.

Ele é um dos 50 integrantes da Rede de Agentes Indígenas de Manejo Ambiental (Aimas), que atua na bacia do Rio Negro, em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn).

Junto com os outros Aimas do povo Tukano, Rogelino Alves Azevedo e Roberval Pedrosa, e com o antropólogo do ISA, Aloisio Cabalzar, que estuda e trabalha há mais de 30 anos na região do Alto Rio Negro, Miranda participou da videoconferência "Conhecimentos Associados à Biodiversidade", realizado esse mês pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), para divulgar a seção 8 da obra “Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil – Contribuições dos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para a biodiversidade, políticas e ameaças”.



Coordenado pelas pesquisadoras Manuela Carneiro da Cunha (USP e Universidade de Chicago), Sônia Barbosa Magalhães (UFPA) e Cristina Adams (USP), o trabalho é resultado de uma encomenda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), viabilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com contribuição da Plataforma Brasileira de Serviços Ecossistêmicos (BPBES).

"Queremos que as teorias locais, filosofias e cosmovisões desses povos sejam reconhecidos e percebidos em toda a sua complexidade, desconstruindo a assimetria que existe entre conhecimento tradicional e científico, mas também sem anular as diferenças que existem entre eles", comentou a pesquisadora da USP, Ana Gabriela Morim de Lima, uma das coordenadoras da seção sobre os conhecimentos associados à biodiversidade, na abertura da videoconferência.

Políticas públicas e conhecimentos indígenas

Para Cabalzar, é importante que as políticas públicas reconheçam a importância do conhecimento dos povos indígenas para a governança da Amazônia. "Iniciativas como a Rede de Aimas precisam ser estimuladas e valorizadas, assim como as escolas indígenas devem ser apoiadas e incentivadas a produzirem esses conhecimentos", disse Cabalzar, acrescentando que os Aimas desenvolvem pesquisas indígenas e interculturais sobre temas socioambientais e culturais, além de atuar como educadores e animadores locais para questões como a reciclagem de lixo e manejo sustentável de recursos naturais.



Os calendários ecológico-econômicos elaborados pelos Aimas estruturam conhecimentos sofisticados e detalhados sobre os ciclos biológicos e ecossistêmicos dos povos do Rio Negro, encadeando-os às práticas de manejo das comunidades. Esses calendários permitem a observação de padrões regulares e variações dentro de comportamentos esperados, compondo sistemas que possibilitam a interação da linguagem científica e do conhecimento tradicional e mitológico desses povos. Os pesquisadores observam, assim, que o calendário do ciclo anual proporciona uma ferramenta de monitoramento e análise das mudanças climáticas.

"A gente vem percebendo uma série de bioindicadores ausentes nos acontecimentos registrados no nosso ciclo anual, no nosso calendário", salientou Rosivaldo em sua exposição, dedicada a pontuar suas observações em relação às mudanças climáticas emsua comunidade, Açaí Paraná. O Aima lembrou ainda da cheia histórica do rio Uaupés (afluente do Negro) em junho desse ano, que inundou as roças de várias comunidades e fez com que as comunidades perdessem seus plantios, sobretudo de mandioca, base da alimentação dos povos do Rio Negro.



O sistema de monitoramento ambiental é realizado através do registro de observações sistemáticas sobre diversas variáveis ambientais, como o nível do rio, pluviosidade, migração e reprodução de espécies e observações dos ciclos das constelações astronômicas. Os dados levantados são sistematizados em uma linha do tempo e compõem o ciclo anual da região. Inicialmente, os Aimas trabalhavam só com diários escritos, contendo suas observações e, nos últimos anos, foi introduzido também o uso de tablets com questionários contendo uma série de 13 variáveis socioambientais.



Vozes indígenas no debate global

Em 2015, pesquisadores indígenas foram a Paris para compartilhar as suas percepções das mudanças climáticas durante a COP-21. O site-calendário Ciclos Anuais dos Povos Indígenas do Rio Tiquié) demonstra, por meio de gráficos interativos, os levantamentos realizados de 2005 a 2008. As observações dos Aimas continuam sendo registradas através de diários e formulários. Eles recentemente acompanharam a cheia do Rio Negro que atingiu recorde histórico.

Karen Shiratori, uma das organizadoras da seção 8 e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios, ressaltou que "produções colaborativas e interculturais podem ter grande interesse científico e político diante das grandes questões globais da atualidade, como as mudanças climáticas e a acelerada perda da biodiversidade".

Ana Gabriela completou que a relação de confiança, como ocorre no trabalho da Rede de Aimas, é essencial na pesquisa, já que a circulação de conhecimentos deve estar de acordo com os detentores deles. "Temos um trabalho importante de divulgação científica para fazer esses trabalhos chegarem até à sociedade. Precisamos comunicar de forma acessível o que está sendo produzido, para conseguirmos que esse conhecimento seja valorizado", concluiu.

O último relatório do IPCC, lançado no começo de agosto, alerta para as graves implicações dessas mudanças e explica cientificamente os fenômenos observados pelos Aimas. O relatório afirma que já estamos sentindo os impactos das mudanças climáticas e aumenta o senso de urgência dentro desta questão, que será abordada pelos líderes mundiais na próxima Conferência do Clima (COP 26), na Escócia, entre os dias primeiro e 12 de novembro deste ano.

A relação próxima dos povos do Rio Negro com os ciclos biológicos, astronômicos e climáticos permite que tragam em suas análises uma visão e sabedoria dos manejos apropriados. Esses conhecimentos foram transmitidos ao longo de várias gerações e estão em constante processo de transformação. Durante a videoconferência, Izaque João, do povo Guarani Kaiowá, Doutorando no Departamento de Antropologia da USP, explicou: “nós temos que refletir muito o ambiente o qual estamos vivendo, (...) sem isso acabamos agredindo as naturezas e agredindo o outro, esse outro que é muito mais difícil de entender, aquele ser que nós não conseguimos enxergar, aquele ser que está dentro da água, das matas, dentro das pedras e de outras coisas. Aquilo que não conseguimos enxergar, mas existe”.

Para a SBPC, a pesquisa "Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil" compõe um acervo importantíssimo, não só para os tomadores de decisão, mas também para os povos tradicionais e cientistas de muitas áreas. "Trata-se de uma síntese das contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais no Brasil para a geração e conservação da biodiversidade, além de outros serviços ecossistêmicos, bem como de políticas públicas que os afetam positiva ou negativamente, dos conflitos e ameaças a que estão sujeitos".



Como conclusão e recomendações do estudo, estão:

- Estímulo à realização de pesquisas colaborativas e autônomas nas comunidades tradicionais;

- Reconhecimento da autoria e descolonização do debate científico por intelectuais e pesquisadores indígenas, quilombolas e de demais populações tradicionais;

- Garantia das capacidades locais de inovação e adaptação desses conhecimentos, seus contextos próprios de produção e transmissão para as novas gerações;

- Criação de políticas públicas que reconheçam a diversidade e singularidade desses regimes de conhecimento;

- Demarcação e defesa dos territórios tradicionais.

"Esperamos que esses estudos consigam levar a um entendimento mais amplo na nossa sociedade de que esses conhecimentos tradicionais não são evocações de um passado, mas muito pelo contrário, eles trazem um aporte de inovação para a gente poder vislumbrar um futuro possível diante das catástrofes socioambientais que estamos vivendo", finalizou Ana Gabriela.

ISA
Imagens: