Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

30 anos da Constituição são debatidos em evento apoiado pelo ISA, em Brasília

Seminário discute importância e ameaças aos direitos ambientais, de comunidades indígenas e tradicionais. Juristas de renome nacional já confirmaram presença
Printer-friendly version

A Constituição Cidadã completa 30 anos no próximo dia 5/10. É uma data a se comemorar, já que nossa Carta Magna é um marco na garantia dos direitos socioambientais, mas também inspira preocupação, considerando o cenário de ameaças e ataques sofridos pelos direitos ambientais, de indígenas, quilombolas e outras populações tradicionais, entre outros, inscritos em nossa lei maior.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove, nesta quarta (3/10), o seminário “30 anos da Constituição Socioambiental”. Na semana passada, a instituição realizou o seminário “O judiciário e a Proteção dos Direitos Socioambientais - 30 anos da CF/88”, Procuradoria Regional da República em São Paulo. Ambos os eventos são apoiados pelo ISA, Ministério Público Federal (MPF), Fundo Brasil de Direitos Humanos, Instituto Direito por um Planeta Verde (IDPV) e Instituto Escolhas.

O evento desta quarta é aberto à comunidade, mas tem vagas limitadas. O acesso está sujeito à lotação (mais informações: 61 3313-5135 / 3313-5130 / inscricoes@escola.mpu.mp.br). O seminário também será transmitido pela internet (http://www.tvmpf.mpf.mp.br/events).

Estão confirmadas as presenças do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Brito e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamim, entre outros juristas de renome nacional. Também participarão representantes de organizações indígenas e de comunidades tradicionais. O advogado do ISA Maurício Guetta vai participar dos dois eventos (confira abaixo a programação).

O seminário busca reforçar a importância dos direitos socioambientais para a sociedade brasileira e destacar as ameaças porque passam hoje, visando impedir retrocessos em sua aplicação. Também pretendem ampliar as alianças entre as instituições que trabalham na agenda socioambiental, de modo a fortalecer os instrumentos políticos e judiciais para viabilizar esses direitos.

Serviço

30 anos da Constituição Socioambiental
3/10, 9h às 19h, Auditório da ESMPU, SGAS, Av. L2 Sul, Quadra 604, 23
Mais informações: (61) 3313-5135 / 3313-5130 / inscricoes@escola.mpu.mp.br
Transmissão: http://www.tvmpf.mpf.mp.br/events

Confira a programação

ISA
Imagens: 
Arquivos: 
AttachmentSize
PDF icon Confira a programação323.39 KB