Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.
Publicação que sintetiza uma trajetória de processos e conhecimentos adquiridos pelos coletores durante esses anos, e serve como material didático para a formação de novos
Resultado de duas oficinas linguístico-pedagógicas realizadas na comunidade Wanano de Caruru Cachoeira, no alto Rio Uaupés (alto Rio Negro) é o primeiro livro feito pelos Wanano para ser utilizado dentro e fora das salas de aula.
O livro Gekuilene foi organizado pelos professores Kuikuro durante as aulas de Saúde realizadas de 1996 a 2003 nas etapas intensivas do Curso de Formação de Professores do Parque Indígena do Xingu.
Livro de alfabetização na língua Yudjá. Textos e desenhos dos professores e agentes de saúde Yudjá, com assessoria lingüística de Cristina Martins Fragetti.
O autor, Gustavo Barbosa, registra neste livro conhecimentos dos moradores do alto Tiquié sobre os pássaros e animais da região. Adota o recurso da escrita de pequenos textos para chamar a atenção das crianças sobre estes temas.
O livro Ikpeng agïngpïnpe itowo foi organizado pelos professores Ikpeng durante as aulas de Saúde realizadas de 1996 a 2003 nas etapas intensivas do Curso de Formação de Professores do Parque Indígena do Xingu.
Terceiro livro em língua Tuyuka, de autoria coletiva, visa fortalecer o ensino-aprendizado pela tradição oral e, ao mesmo tempo, cria um outro modelo de conhecimento que é a cultura escrita. A ortografia usada é decidida por eles, pouco a pouco, em reuniões, até chegarem a um consenso.
Livro de estudo da língua Kuikuro O livro aborda as festas, a alimentação, os remédios, a cultura material e também temas relacionados à saúde bucal e controle do lixo. São textos para leitura e interpretação, além de propor atividades para exercício da escrita.
Livro didático para o ensino de história. Textos e desenhos produzidos pelos professores do Parque do Xingu, TI Kapôt/Jarina, TI Kaiabi, TI Mekrangotire, e por Estela Würker, em língua portuguesa, além de um texto de Megaron Txukarramãe.
Primeiro livro de autoria coletiva dos índios Tuyuka que habitam o Rio Tiquié do lado brasileiro. Os temas selecionados para compor a publicação estão baseados no entendimento que os Tuyuka têm em relação à formação das crianças e jovens, na escola ou fora dela.
Livro de alfabetização na língua Mehinaku. Os textos e desenhos do livro abordam o cotidiano da vida na aldeia: a cultura material, as atividades econômicas e culturais da comunidade, características de recursos naturais da fauna e da flora. Organização: Prof.