Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.
Publicação que sintetiza uma trajetória de processos e conhecimentos adquiridos pelos coletores durante esses anos, e serve como material didático para a formação de novos
Trata-se de um livro escrito pelo professor Takap Piyu e sua mãe, Matsilake Trumai, como pesquisa do curso de formação. Seu objetivo é valorizar a língua Trumai, também por meio da escrita. Atualmente os Trumai vivem em aldeias na região do Médio Xingu, no Parque Indígena Xingu.
Livro de alfabetização na língua Ikpeng Textos e desenhos dos professores Ikpeng, com assessoria pedagógica de Maria Cristina Troncarelli e assessoria lingüística de Cilene Campetela e Frantomé Pacheco.
Elaborado por professores, lideranças e alunos das escolas indígenas do PIX e da TI Capoto/Jarina e organizado por Maria Cristina Troncarelli, Harue Yamanaka, Maria Eliza Leite, Marina Kahn e Estela Würker, o livro ensina a falar e escrever a língua portuguesa,para um aprendizado inicial.
Livro didático para o ensino da oralidade e escrita da língua portuguesa nas escolas xinguanas. Textos e desenhos dos professores indígenas do PIX , TI Panará e TI Kaiabi. Organizado por Maria Cristina Troncarelli, Susana Grillo Guimarães e Estela Würker.
Elaborado pelos professores do Parque Indígena do Xingu e organizado por Estela Würker o livro aborda o valor nutricional dos alimentos, valorizando a alimentação tradicional dos povos do Xingu e a importância de uma dieta balanceada para uma vida saudável.
Livro didático para o ensino da oralidade e escrita da língua portuguesa nas escolas xinguanas. Textos e desenhos dos professores indígenas do PIX , TI Panará e TI Kaiabi. Organizado por Maria Cristina Troncarelli, Susana Grillo Guimarães e Estela Würker.
O livro aborda os alimentos tradicionais e sua obtenção através da agricultura e pesca, a cultura material e os recursos naturais usados em seu preparo, os remédios e as festas tradicionais. Além destes temas são tratados o controle do lixo e saúde bucal.
Livro de alfabetização na língua Suyá, que se autodenominam Kisêdjê. Textos e desenhos elaborados pelos professores Suyá, com assessoria pedagógica de Maria Cristina Troncarelli e Kátia Zorthêa, assessoria lingüística de Ludoviko Carnasciali.
O livro Wa mbeto sujareni foi organizado pelos professores Kaiabi durante as aulas de Saúde realizadas de 1996 a 2003 nas etapas intensivas do Curso de Formação de Professores do Parque Indígena do Xingu.
Livro didático para o estudo da história do Brasil. Textos e desenhos dos professores do indígenas e de Maria Cristina Troncarelli. Trata da escravidão indígena e africana, das influências culturais entre os povos, preconceito e discriminação, informações sobre alguns povos da África.
O livro Nana ae jeangui jeraau wi foi organizado pelos professores Kaiabi durante as aulas de Saúde realizadas de 1996 a 2003 nas etapas intensivas do Curso de Formação de Professores do Parque Indígena do Xingu.