Você está na versão anterior do website do ISA

Atenção

Essa é a versão antiga do site do ISA que ficou no ar até março de 2022. As informações institucionais aqui contidas podem estar desatualizadas. Acesse https://www.socioambiental.org para a versão atual.

Energia

Projeto de geração de energia eólica e solar em Terra Indígena vai sair do papel

Parceria entre ISA, Conselho Indígena de Roraima e Universidade Federal do Maranhão, projeto Cruviana surgiu como alternativa à construção de hidrelétricas e será o primeiro sistema de geração eólica em Terra Indígena do Programa Luz para Todos

TIs e UCs serão afetadas por blocos exploratórios de petróleo e gás que irão a leilão nesta quarta

Agência Nacional de Petróleo (ANP) acata pedido de alteração das áreas de blocos que serão leiloados nesta quarta-feira (7/10), nas proximidades das Terras Indígenas Arariboia, Governador e Caru (MA). Levantamento realizado pelo ISA mostra impacto da exploração de petróleo e gás sobre Terras Indígenas (TIs) e Unidades de Conservação (UCs)

ISA e outras organizações da sociedade civil exigem mudanças em programa federal de energia

Em nota, redes e organizações da sociedade civil, entre elas o ISA, criticam o Programa de Investimento em Energia Elétrica (PIEE), lançado pela presidente Dilma na semana passada, e exigem mudanças que priorizem energias renováveis alternativas (eólica, solar, biomassa)

MPF entra com ação contra leilão após governo desistir de acordo sobre exploração de “gás de xisto”

Diretora da Agência Nacional de Petróleo desistiu de negociações depois que acordo já estava assinado. Manobra acabou garantindo realização do leilão, que passou por cima de grupo criado pelo próprio governo